sábado, 27 de dezembro de 2008

Notícia do La Vanguardia da Espanha


O BRIC DA ESTABILIDADE

Brasil: "jogo de cintura"

O gigante latinoamericano trata de potencializar seus recursos apesar da caída das matérias primas.

Umas das surpresas do G-20- quiçá a única - foi ver o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à direita de George Bush na foto oficial do encontro. Todo um símbolo da posição que tem ascendido este país na economia mundial. E é dos chamados BRIC - acrônimo para se referir aos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China-, o país latinoamericano destaca-se por sua combinação de livre mercado, políticas sociais e sustentabilidade. Em brasileiro, este modus operandi que às vezes parece um equilibrismo, se chama jogo de cintura, em referência ao gingado de suas estrelas de futebol.

"Um se surpreende todos os dias das oportunidades que oferece o Brasil". As palavras não são de Lula, nem sequer de um empresário brasileiro. Não, esta frase é de Ángel Agallano, diretor executivo do Banco Santander no Brasil. O grupo de Emilio Botín acaba de operar uma fusão com uma das maiores entidades brasileiras, o Banco Real e nos três próximos anos, investirá mais de 920 milhões euros (mais de 3 bilhões de reais) neste país para uma demanda prevista de uns 24 bilhões de reais. Como o Brasil consegue despertar tanto interesse?"

Só tendo acesso pago ao restante do conteúdo da matéria do Jornal LaVanguardia, publicado no dia 30 de novembro, menos de um mês atrás (adaptação para o Português feita pelo blogueiro).

fonte: http://www.lavanguardia.es/free/edicionimpresa/res/20081130/53590199963.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário