sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lula, o veiculador de anseios populares

Desde o primeiro governo que tenho defendido o Presidente Lula das acusações preconceituosas de despreparo para administrar o Brasil.

Pois bem, não é necessário ser doutor honoris causa para ser Presidente, requisito que não está estampado na Constituição Federal... qualquer cidadão, seja ele médico, advogado, empresário, militar, sociólogo ou político (vagabundo) profissional pode exercer o cargo máximo da nação.
Além de ser metalúrgico, sindicalista, fundador e presidente de um dos maiores partidos de esquerda do mundo, o PT, Lula tem uma habilidade peculiar, mas não incomum. Ele consegue entender as carências da população brasileira, até porque, foi uma pessoa carente.

Junto a esse entendimento, que Lula magistralmente domina, o Presidente fala, discursa e diz o que pensa e o que quer que aconteça. Ao agir assim, o Presidente Lula está determinando a todos os seus auxiliares, Ministros, Presidentes de órgãos, servidores públicos que aquela mensagem deve ser seguida como uma orientação de política pública. Exemplo: Lula disse que não gostaria de ver nenhum brasileiro a passar fome, logo no início do mandato. O que ocorreu em seguida? A sociedade organizada junto com o governo criaram o programa FOME ZERO. Logo depois o programa não trouxe os resultados esperados. O que o Governo fez? Ampliou, organizou e efetivamente dá uma segurança alimentar a 11 milhões de famílias, através do Bolsa Família.
Enfim, do anseio do Presidente gerou-se vontade política em seus subordinados (Ministro Patrus Ananias à frente) para alcançarem aquela orientação presidencial, e efetivamente o programa funciona.

Posso citar outros exemplos de como a percepção do presidente junto com a comunicação desses anseios gerou resultados concretos: com a crise ambiental, Lula discursou para todo o mundo dizendo que temos um combustível não fóssil e que pode ser plantado em vários países. Resultado: o país inteiro deu atenção a esse ramo da economia e hoje milhões estão sendo investidos na produção de álcool, criando mais trabalho e renda.

Com a descoberta do Pré-sal, Lula discursa dizendo duas coisas: uma, o Brasil passará a ser exportador de petróleo, e duas, o resultado desse dinheiro deve ser investido na educação das crianças. Podem ficar certos de que isso ocorrerá. Por que? Porque é o Presidente que está orientando a Administração Pública (Ministra Dilma Rousssef à frente) a seguir essa política.

Quando Lula fala "nunca antes na história desse país" ele quer dizer que está rompendo com paradigmas passados, ou seja, lançando novas idéias, projetos, metas, realizações, propostas que diferem do status quo passado e assim dizer aos seus subordinados como deverão agir para que se promova a concretização daquelas mensagens.
Em resumo: Lula fala, fala, fala. E seus Ministros, secretários e todos os demais servidores públicos devem agir, executar, fazer acontecer... e assim, o Presidente continua a modificar estruturas seculares... a reger, de ouvido, uma orquestra formada por quase 200 milhões de brasileiros.

Márcio Lacerda de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário