sábado, 27 de dezembro de 2008

Al Gore elogia plano brasileiro de mudança climática

Al Gore elogia plano brasileiro de mudança climática

O prêmio Nobel da Paz de 2007, ex-candidato à presidência dos Estados Unidos Al Gore, elogiou o Plano Nacional de Mudanças Climáticas do Brasil em seu discurso na 14ª Conferência do Clima das Nações Unidas, em Poznan, Polônia, no início da tarde de hoje (10h15 no Brasil).

Os países em desenvolvimento também se tornaram líderes. O Brasil propôs um impressionante novo plano para enfrentar o desmatamento" afirmou, sendo imediatamente aplaudido. "Vocês todos devem criar os mecanismos de integração dos esforços", referindo-se a uma das principais idéias analisadas em Poznan, o Fundo de Adaptação, que com recursos financeiros ajudará os países em desenvolvimento a implementarem políticas e instrumentos para a preservação ambiental.

Tendo tido o discurso interrompido diversas vezes por aplausos da platéia - duas delas, de pé - e tratado como o grande astro do encontro que se encerra hoje, Al Gore colocou Brasil e China - que anunciou um plano de 600 bilhões de dólares para estimular a economia verde nos próximos dois anos - como os grandes líderes emergentes que devem ter um papel fundamental em estimular os demais a se comprometerem com as questões climáticas.

"A China está pronta para se juntar aos líderes do mundo." Foram os únicos dois elogios a países feitos por Gore durante o seu discurso de quase 40 minutos, em uma sala lotada por delegados, jornalistas e membros de organizações não-governamentais.

Ontem, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já havia elogiado o Brasil como "uma das economias mais verdes do mundo" no seu discurso de abertura da cúpula.

"O Brasil tem feito grandes contribuições em desenvolvimento sustentável. Claramente, o Brasil é um dos muitos países importantes, que pode contribuir e mostrar uma liderança. Os seus exemplos podem ser seguidos por muitos outros países", reafirmou Ki-moon no final da tarde.

O prêmio Nobel citou a China e o Brasil no momento em que explicava por que este é um momento em que ele tem "muita esperança no coração", e afirmou que está percebendo uma união de esforços internacional para salvar "a nossa casa, Terra".

(...)

Ele evocou a crise econômica e disse que os efeitos dela não podem atrapalhar nem as negociações, nem as ações. "Uma vez que o processo de mudança começa e que as decisões são tomadas, fica mais fácil". O slogan de campanha de Obama, "Yes, we can" (sim, nós podemos), foi usada por Gore para encerrar seu discurso.

De 12 de dezembro de 2008

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3388936-EI8278,00-Al+Gore+elogia+plano+brasileiro+de+mudanca+climatica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário