segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Comprar jornal e assistir TV pra quê?

"Este site já foi um muro das lamentações de leitores que se dedicavam a reclamar da mídia corporativa. Eu sempre sugeri, de volta: escrevam! lancem um blog! manifestem-se!

E hoje é com agradável surpresa que eu me pego gastando 99% do meu tempo lendo textos em sites que no passado seriam batizados de "alternativos". Sou jornalista, atuo como repórter, mas não sinto falta da grande mídia. Juro que não perco mais meu tempo lendo a Folha, o Estadão, o Globo ou equivalentes. Penso nas árvores que foram derrubadas para que eles chegassem às bancas já com a validade vencida. Sim, 90% do que um jornal publica de manhã já é notícia velha à tarde.

Todos os dias eu pego o Blue Bus e sigo adiante: Cidadania, Correio da Cidadania, Nassif, Paulo Henrique, Vianna, Mino, Miro, Carta Maior, Vermelho, Unisinos, revista Forum, Brasil de Fato, blog do Mello, RSUrgente, Fazendo Media, Adital, Economist, Financial Times, Wall Street Journal, Independent, Guardian, Al-Jazeera, Terra Magazine, Huffington Post, Daily Kos, Agência Bolivariana, Agência Boliviana, Truthout...e aí vai.

Eu juro para vocês que termino o dia muito melhor informado do que se gastasse o tempo equivalente lendo os jornais brasileiros. E é de graça.

É admirável como a internet avançou no Brasil em 2008. E como surgiram boas fontes de informação, opinião e debate. E a riqueza dos comentaristas! Espero que vocês também tenham se dado conta disso. E que ajudem a promover o Jornalismo que, apesar de combalido, resiste aqui e ali: na Carta Capital, na Caros Amigos, no Le Monde Diplomatique. O Viomundo bateu seguidos recordes de audiência ao longo de 2008. Só tenho a agradecer a todos vocês pela paciência. E prometer muitas novidades para 2009, especialmente na valorização dos comentaristas. Muito obrigado!"

Luiz Carlos Azenha do site www.viomundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário