quarta-feira, 8 de julho de 2009

Paim: Lula vai mudar fator e dar aumento real aos aposentados

Senador defende reposição da inflação mais aumento do PIB para aposentados

Senador defende reposição da inflação mais aumento do PIB para aposentados

O senador Paulo Paim (PT-RS) desmentiu a informação publicada no jornal O Globo de que o governo estuda conceder aumento real aos aposentados como moeda de troca para manter o Fator Previdenciário. Em entrevista por telefone a Paulo Henrique Amorim, Paulo Paim garante que há um compromisso, assumido pelo próprio Presidente Lula, de acabar com o Fator Previdenciário e, simultaneamente, conceder aumento real a aposentados e pensionistas. Leia a seguir a íntegra da entrevista:



Conversa Afiada – Senador, eu li hoje uma reportagem na página 6 do Globo dizendo que o governo pretende dar um reajuste acima da inflação aos aposentados e pensionistas do INSS que recebam benefício maior que um salário mínimo. Isso seria uma moeda de troca, como diz o Globo, para o governo manter o Fator Previdenciário. E o senhor, aparentemente, já tem um projeto aprovado para acabar com o Fator Previdenciário. Eu gostaria que o senhor nos ajudasse a entender qual a sua posição nessa polêmica.

Paulo Paim
– A minha posição é acabar com o Fator e dar o reajuste real dos aposentados, acompanhando o crescimento real do PIB, como é feito com o salário mínimo. E é bom dizer, houve uma informação truncada de quem passou – com certeza não fui eu – nas negociações que tenho participado, junto com senadores da base do governo, da oposição, como o Senador Mário Couto, o líder do governo Henrique Fontana, o relator, Pepe Vargas, em nenhum momento foi proposto a troca de um pelo outro. O governo se comprometeu, na frente do presidente (da Câmara) Michel Temer com o seguinte acordo de procedimento: a primeira semana agora de agosto o governo apresenta a sua proposta previdenciária. Ou seja, o governo quer uma outra redação, mas concorda que o Fator Previdenciário deu o que tinha que dar e tem que terminar. E, com o aumento real que ele propõe a dar aos aposentados, que eu defendo que seja igual ao PIN.

CAF
– Isso faria com que, em primeiro lugar, os aposentados, mesmo aqueles que ganham acima de um salário mínimo passarão a ter um aumento real?

PP
– Isso, um aumento real, que o índice até o momento o governo não revelou. A nossa proposta é a inflação mais o PIB. Repito, na primeira semana de agosto, eu apresento a nossa visão. Nós vamos dar uma proposta concreta com o fim do Fator e aumento real aos aposentados.

CAF
– Por que o senhor diz que o Fator Previdenciário já deu o que tinha que dar se ele, em muitos casos, inclusive a reportagem do Globo disse isso, que o Fator Previdenciário é um instrumento para manter sob controle o déficit da Previdência.

PP
– Primeiro que a Previdência não tem déficit. Tanto que o próprio Ministério da Previdência já reconhece que nesse mês que passou houve um superávit de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. O próprio governo já havia anunciado que quer abrir mão da contribuição do empregador para a Previdência, já que o superávit, que eu tanto preguei ao longo da minha vida, agora está sendo confirmado que ele existe. Por isso o próprio Presidente Lula havia me dito que a Previdência não é superavitária [Paim se confundiu, queria dizer “não é deficitária”, conforme afirmou anteriormente]. E deixa eu te dar uma informação agora, rápida. Nós estivemos com o Presidente nesta semana e eu levantei essa questão. O Presidente disse para mim o seguinte: “Paim, nós também queremos alterar o Fator e dar o aumento real para os aposentados”. Agora vamos discutir como fazemos isso, com certeza nos meses de julho e agosto.

Um comentário:

  1. antonio luiz teixeira24 de outubro de 2009 às 15:05

    É assim que se faz o crescimento do BRASIL, valorizando não só as obras mais quem as faz.
    Vou seguir o conselho do deputado Paim: pedir a minha aposentadoria só em fevereiro, mesmo já tendo direito em novembro de 2009.Espero que o FATOR PREVIDENCIARIO acabe com o absurdo previdenciário.
    A Previdência Social arrecada muito, é necessário cobrar mais dos órgãos ligados a fiscalização, combater as fraudes, executar uma gestão eficaz em prol da sociedade,banir funcionários que não são comprometidos com a instituição que tem grande importância para a nação.
    ANTONIO LUIZ TEIXEIRA .RJ
    luizteixeira1|@uol.com.br

    ResponderExcluir