domingo, 19 de abril de 2009

Rede Globo e Direitos Autorais - uma relação dúbia

by roberto conde guerra

Os mais gastos, possivelmente, lembrarão da música (post anterior) de abertura do programa Globo Repórter, utilizada pela grande emissora, há mais de três décadas, desde 03 de abril de 1973, como trilha sonora das melhores e, também, piores matérias jornalísticas lá produzidas.
A música “Freedom of Expression” foi especialmente composta, gravada e produzida pelo músico “Jimmy Bowen” (produtor de Frank Sinatra, Garth Brooks e outros ), para o clássico filme Vaninsh Point de 1971 (título no Brasil: Corrida Contra o Destino).
A auspiciosa Globo - como solene defensora dos mercenários de então (falo dos bandalhos que torturavam, matavam, roubavam e inventavam leis em causa própria) – durante décadas explorou trabalhos alheios; nem sequer consignando o nome das obras e respectivos autores.
E no caso aqui referido , a música, pelo impacto que causava, se tornou uma espécie de marca registrada da série jornalística; aos primeiros sons, imediatamente, remetia o ouvinte ao programa. A obra criava o suspense dramático do GLOBO REPÓRTER, sobrepondo-se ao insípido Sérgio Chapelin.
Aliás, maior das vezes, ouvirmos “Freedom of Expression” era o único interesse de milhares e milhares de jovens e adolescentes “guitarristas, baixistas e bateristas”. Nosso único interesse, para ser mais sincero, era ouvir a abertura e o encerramento do programa. Até colar, depois de muitas tentativas, com um “moderno” gravador Aiko, repetidos fragmentos daquele “Rock progressivo” que muita gente - por falta de informação - afirmava ser Pink Floyd.
Outros - os surdos - diziam ser Jeff Beck; surdos e possivelmente leitores da revista Rock, o Grito e o Mito, crentes nos invencionismos lá registrados por desinformação ou nas baboseiras do Ezequiel Neves, que também assinava Zeca “Jagger” (referência ao Mick ” Satisfaction Luciana Gimenez” ) ou Zeca “Zimmerman” ( de Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan ).
Escapando um pouco do assunto, a Senhora Luciana Gimenez correu risco de Satisinfection…
O quê, que a gente não faz por amor?…
E por um punhado de dólares?
Por amor a gente faz filho, né!
Gente normal.
Mas por um punhado de dólares tem gente que rouba filho alheio.
E propriedade intelectual é filho alheio.
Aparentemente, por um punhado de dólares (milhões), uma empresa como a REDE GLOBO, jamais defendeu a edição de leis sobre direitos de propriedade intelectual…
Alheios, obviamente.
E para não pagar os direitos do autor “Jimmy Bowen”, sob fiscalização da “Twenthieth Century Fox”, de tempos em tempos encomenda para algum dos seus músicos versão canhestra ordinariamente fabricada por sintetizadores e computador. Assim, continuará explorando a obra sem pagar um centavo para aqueles que a criaram e executaram de verdade.
Curioso notar que se trata de uma gravação praticamente “ao vivo no estúdio”.
O guitarrista é matador. Mas este blog é sobre assuntos policiais, assim não cabe aqui falar de paixões pessoais.
Vale dizer o seguinte, a REDE GLOBO É DESONESTA EM TODOS OS SENTIDOS.
Ainda que o autor não receba um tostão, SEMPRE SERÁ O PROPRIETÁRIO DOS “DIREITOS MORAIS” (art. 24 da Lei 9.610 de 19.2.1998).
Tais como: TER SEU NOME INDICADO OU ANUNCIADO NA UTILIZAÇÃO DA OBRA; ASSEGURAR A INTEGRIDADE DA OBRA, OPONDO-SE A QUAISQUER MODIFICAÇÕES.
O TELESPECTADOR, por sua vez - atualmente consumidor “pagante” (pois quem não possui TV paga nem Globo assiste) - POSSUI O DIREITO DE SER INFORMADO SOBRE TUDO AQUILO QUE LHE É TRANSMITIDO…
NÃO APENAS AQUILO QUE CONSTA NO CATÁLOGO DE DISCOS DAS ORGANIZAÇÕES GLOBO.
Outras músicas exploradas comercialmente pela REDE ROUBO, digo, GLOBO:
SUMMER 68 - Pink Floyd (coral e cordas) http://www.youtube.com/watch?v=7GiOIRc-8Q0
Santana : Waves Within http://www.youtube.com/watch?v=Rauk8JeAr0c (1973- 0 BEM AMADO - tema do Jardel Filho e Sandra Bréa )
Santana :Santana : Every Step of the Way
http://www.youtube.com/watch?v=Rauk8JeAr0c ( 1972 - novela BANDEIRA 2 Paulo Gracindo - Artur do Amor Divino (Tucão) )
“GARDEN OF EDEN”, Passaport. ( Olimpíada de Moscou 1980 )
“STRATUS”, Billy Cobham e Tommy Bolin ( Jornal da Noite ). http://www.youtube.com/watch?v=m9iGMI05qJc
MARATHON - Carlos Santana ( Fómula 1, antes do TEMA DA VITÓRIA composto para o Nelson Piquet ) http://www.youtube.com/watch?v=Yyp6H0eWI0M
RUBINA by Joe satriani - GLOBO CIÊNCIA http://www.youtube.com/watch?v=a5xzSjgatP8
Stanley Clark Vulcan Princess Yesterday http://www.youtube.com/watch?v=KAhBS1URGzc
A LISTA SERIA ENORME, reprodução e plágios de obras de Lee Ritenouer e Larry Carlton.
Posto a inútil cultura acima, QUEM SE LOCUPLETA MEDIANTE APROPRIAÇÃO DO TRABALHO ALHEIO POSSUI ALGUMA MORAL?
MERECE ALGUMA CONFIANÇA?
Em nada; nunca.
Nem aqui, nem na China, muito menos nas terras de Obama.
Assim, coitados de nós trabalhadores brasileiros.


Fonte: http://flitparalisante.wordpress.com/2009/04/19/liberdade-de-expressao-rede-globo-ou-rede-roubo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário