O mercado brasileiro de PCs movimentou, em 2008, aproximadamente 12 milhões de unidades, o que representa um aumento de 20% em relação ao ano passado. A expectativa inicial, antes da crise econômica mundial, é de que o crescimento chegasse a cerca de 30%.
Desde 2004, as vendas cresceram 200%, passando de 4 milhões de unidades vendidas naquele ano para 12 milhões neste ano. Hoje, a base instalada de computadores atinge a marca de 37 milhões de unidades.
Dos 12 milhões de PCs comercializados, 7,7 milhões foram de desktops, que registraram queda de 5% em relação a 2007, e 4,3 milhões de notebooks, que cresceram 125% sobre 2007, influenciados pelo segmento doméstico. Os notebooks passaram a representar 36% do total PCs comercializado em 2008, comprovando a tendência mundial de mobilidade.
Segundo dados da IT Data, consultoria contratada pela ABINEE para este estudo, a participação do mercado cinza de computadores reduziu, em média, de 35%, em 2007, para 34%, em 2008. A participação do mercado ilegal de desktops permaneceu na faixa de 35% nestes dois anos, enquanto que, entre os notebooks, reduziu de 34% para 32%.
As vendas de PCs com a configuração do programa Computador para Todos atingiram, em 2008, 190 mil unidades, uma queda de aproximadamente 60% em relação às 490 mil unidades de 2007.
Com referência à arrecadação de impostos por parte do governo, o estudo da IT Data aponta que chegou a cerca de R$ 1,8 bilhão, em 2008, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2007 (R$ 1,6 bilhão).
Para 2009, a expectativa é de que as vendas de PCs atingirão cerca de 12 milhões de unidades, o que representará estabilidade em relação ao total comercializado em 2008. A previsão é de que os desktops e os notebooks deverão dividir equitativamente o mercado total de computadores.
fonte: http://www.abinee.org.br/noticias/com28.htm
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