quarta-feira, 1 de abril de 2009

Manipulações perigosas da Globo



'O Globo': mais uma manipulação do pau que nasceu torto...

É como diz a sabedoria popular: “pau que nasce torto morre torto”. A mídia hegemônica brasileira, em especial a Rede Globo, cresceu cevada pela ditadura e a serviço do que existe de mais conservador e reacionário. Sua vocação antidemocrática é, portanto, fruto de uma raiz histórica.
Por Wevergton Brito Lima*

Edição fez chamada principal parecer associada a Lula:
manipulação grosseira

Essa mesma mídia que chamava a ditadura militar de “democracia relativa”, que escondia ou justificava o assassinato de opositores, não tem qualquer pudor em manipular, distorcer ou esconder dados que, de alguma forma, contrariem seus interesses. Mas de vez em quando ela exagera.

Por vezes fica tão clara e nítida a manipulação, que muitas pessoas vão se dando conta de que a mídia hegemônica trata o povo como um bando de “Hommer Simpson”, personagem de desenho animado que é um completo retardado e que é usado pelo editor do Jornal Nacional, William Bonner, como símbolo do telespectador médio daquele telejornal.

Na edição do dia 27 de março (sexta-feira), o jornal o Globo, em sua persistente campanha de ataque ao governo Lula, produziu outra pérola de manipulação. Vejam acima a matéria. A manchete diz “Lista associa políticos a quantias”, com o subtítulo: “Deputados, senadores e funcionários de estatais teriam recebido dinheiro de empreiteira”.

Já o lead (primeiro parágrafo) informa, em seu início: “A Polícia Federal já tem em mãos nomes de políticos e servidores públicos que teriam recebido dinheiro da construtora Camargo Corrêa”. Logo abaixo da manchete uma enorme foto do presidente Lula, falando em um palanque com o símbolo da polícia federal abaixo.

No entanto, quem se der ao trabalho de ler a matéria verá que nenhum político do PT aparece nas denúncias, sendo que alguns dos principais partidos de oposição aparecem com destaque: PSDB, DEM e PPS. A foto do presidente era referente a outra matéria que não tinha nada a ver com a manchete: o presidente Lula discursava em um evento comemorativo dos 65 anos da Polícia Federal. Muitos dos leitores não se dão a esse trabalho (de ler toda a matéria) e é com isso que os editores de O Globo contam.

Aliás, a intenção da montagem é tão clara que vou me permitir não comentá-la. Registro apenas que a mídia hegemônica tem com o que se preocupar. Sua credibilidade está sendo posta em xeque e suas manipulações já não passam em branco como antes. Largas parcelas da população recusam-se a serem tangidas como gado pelos donos dos meios de comunicação.

É por isso que eles têm tanto medo de que a Comunicação vire uma pauta de discussão na sociedade. É por isso que eles tanto boicotam a convocação da Conferência Nacional de Comunicação. Pois será através de uma ampla e democrática discussão que, se não vamos endireitar um pau que nasceu torto, podemos pelo menos fazer nascer uma floresta das mais diferentes árvores, com os mais diversos frutos, onde hoje é um deserto de “paus tortos”.

*Wevergton Brito Lima é jornalista e secretário de Comunicação do PCdoB-RJ - originalmente no Site Vermelho (http://www.vermelho.org.br/base.asp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário