quarta-feira, 18 de março de 2009

Inclusão Digital é urgente

TELEBRÁS: SONHO OU REALIDADE?

Desde 1998, período em que o setor de Telecomunicações vigente foi desfeito, dando espaço a Telecomunicação privada, o Sistema público deixou de existir da maneira como o conhecíamos. Desde então, percebeu-se uma grande evolução nos segmentos de telefonia fixa e móvel, mas ficou constatado também que as regiões mais longínquas e pobres mantiveram-se marginalizadas desse processo. Num mundo digital e globalizado, temos milhares de pessoas que não conhecem sequer o que venha a ser um computador ou a internet.

Questiono os motivos pelo qual o governo federal não levou adiante a idéia genial de reativar a empresa pública TELEBRÁS, divulgada pelo Exmo Ministro das Telecomunicações Hélio Costa, em 2007. O projeto consistia na utilização de 16mil km de fibras ópticas da falida ELETRONET e na gestão dos recursos do FUST (fundo de universalização dos serviços de telecomunicações). Isso representaria uma economia mensal de milhões de reais ao governo federal e uma política finalmente igualitária e homogênea de inclusão digital e acesso a computadores a toda população brasileira (e não somente àquelas economicamente lucrativas). Significaria também uma questão estratégica de segurança nacional (monitorizarão de fronteiras, lançamento de satélites,...) e uma necessidade mundial em manter uma empresa nacional dentro deste setor.

Tenho plena convicção que a Sra. Dilma, mãe do PAC, olha com muito carinho, com muita atenção, este setor ainda tão carente e mal distribuído. Realmente gostaria de ouvir por parte dela a continuidade das bonitas idéias lançadas pelo nosso Exmo Ministro Hélio Costa. Porque sonhar não custa nada, principalmente quando percebemos possibilidades de realizá-los... Escrito por Dr. Jairo Maia, MD - Medicina Interna e Cardiologia - jairomaia@hotmail.com


NOTA DO EDITOR:

Todo cidadão, como o Dr. Jairo Maia será bem tratado pela Equipe do BLOG DA DILMA, que deseja mudar a forma de analisar a política brasileira. Se você desejar que sua contribuição seja publicada, envie para nós: desabafobrasil@oi.com.br

Postado por DANIEL PEARL

Fonte: http://dilma13.blogspot.com/

Um comentário:

  1. A inclusão digital é para ontem.
    O brasil não pode mais esperar.
    A regulamentação do backhaul já está em andamento e negociação,mas se resumirmos a isso, faltará uma grande parcela da populaçao: o povo pobre, de regioes distantes, cuja implantação da infraestrutura necessária não é financeiramente atraente ás teles privadas.
    Encontra-se em fase final um processo judicial que corre na 5 vara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2003. Já se encontra definido em 2 instancia a posse dos 16mil km de fibra óptica da falida ELETRONET ao governo federal. Falta apenas o despacho da imissão da posse na 1 instancia. Desde setembro 2008 que a magistrada Maria da Penha Nobre Vitorino conduz esse processo de uma forma parcial, invertendo em ordem e importância as petições e não cumprindo o que já se encontra definido, de maneira irreversível, em instancia superior. Mas recentemente, mais uma parecer do Minist Público solicitou o despacho imediato da imissão de posse e a corregedoria já se encontra ciente a cerca das irregularidades no andamento deste processo.
    Não se pode mais perder tempo, o Brasil não pode parar em função de uma única pessoa. O despacho concederá ao governo o backhaul necessário para fornecer bandas larga aos brasileiros excluídos deste processo parcial de inclusão digital. No momento em que isso ocorrer, e este momento é para ontem, teremos uma Inclusão Digital realmente abrangente, homogênea e igualitária.

    ResponderExcluir