terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Pelos canos da Sabesp

Da Folha

Comercial da Sabesp em rede nacional vira alvo do TRE-RJ

Eventual uso da máquina em benefício de possível candidatura de Serra será analisado

Gerente de comunicação da Sabesp disse que, como só agora a empresa pode atuar em outros Estados, quer divulgar seu nome no país

ANDRÉ ZAHAR
DA SUCURSAL DO RIO

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio pediu às TVs Globo e Bandeirantes informações a respeito de campanhas publicitárias da Sabesp (Companhia de Saneamento de São Paulo) veiculadas no Estado. Só à Globo foram pagos R$ 7,450 milhões para participação da campanha nacional de verão.

O TRE quer analisar eventual uso da máquina em benefício de possível candidatura do governador José Serra (PSDB) à Presidência. As inserções foram exibidas pela Globo duas vezes por dia, durante 45 dias, de dezembro a janeiro.

Segundo ofício da emissora ao tribunal, a agência Nova S/B pagou um total R$ 7,450 milhões para patrocinar a campanha. Uma das inserções, de cinco segundos, foi ao ar antes do Mundialito Feminino de Triatlo Rápido. O evento, realizado em Balneário Camboriú (SC), teve exibição nacional.

O pacote também incluiu a exibição, em cadeia nacional, de peças publicitárias do projeto Onda Limpa veiculadas anteriormente apenas em São Paulo. Em uma delas, a locução: “O governo do Estado traz uma onda de boas notícias para o litoral paulista”.

O anúncio destaca investimento de R$ 1,470 bilhão em obras de saneamento na Baixada Santista e encerra com a logomarca do governo e o slogan “Trabalhando por Você”.

(…) O presidente do TRE-RJ, desembargador Alberto Motta Moraes, disse ter visto a inserção da Band, que lhe “causou surpresa”.

“É uma empresa pública estadual, sem prestação de serviço no Rio. Tive contato com o presidente do TRE do Amapá, onde também houve esse tipo de propaganda. Ele vai adotar a mesma providência. Vamos entrar em contato com o Ministério Público Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral também será informado”, disse Moraes.

Procurada pela Folha no fim do ano passado, a gerente de comunicação da Sabesp, Paula Fontenele, alegou que o interesse por uma campanha nacional nasceu das mudanças de regras para o setor. Como só agora a Sabesp pode atuar em outros Estados, quer divulgar seu nome para o resto do país. Fontenele não informou o custo da campanha.

Em nota, a Sabesp afirmou ter sido uma das quatro patrocinadoras do Verão Espetacular, “cuja programação inclui a realização de 16 competições esportivas em diversas cidades do Brasil”, várias delas promovidas na capital e no litoral paulista, como a Corrida de São Silvestre.

“Não se trata de assumir posição como grande anunciante da TV brasileira. A visibilidade nacional adquirida pela empresa deve-se diretamente ao fato de que não existem cotas publicitárias locais ou regionais no Verão Espetacular”, diz a nota.

O governo detém 50,3% do capital da Sabesp.

Comentário do Luis Nassif

O episódio Sabesp talvez seja o mais significativo, até agora, do processo de transformações pelo qual passou o governador paulista José Serra.

O Serra original seria incapaz de queimar dinheiro público em campanhas promocionais absolutamente inúteis para o Estado.

O Serra fake monta campanhas nacionais para capitalizar, com dinheiro do contribuinte, sua imagem e suas agências de publicidade, coloca um operador do partido na presidência da maior empresa paulista, que piora todos seus indicadores de desempenho.

Mais: transforma um argumento para não patrocinar o Verão Espetacular - a informação de que não existem cotas publicitárias locais ou regionais - em justificativa para esse abuso.

O fato da Sabesp eventualmente oferecer serviços a outros estados não justifica a campanha. Nesse caso, os clientes da Sabesp são as empresas de saneamento estaduais, não seus usuários.

O curioso é que, depois de perder espaço no centro-esquerda e de se aproximar dos grupos mais conservadores e truculentos da política nacional, a dica de Fernando Henrique Cardoso para o partido era a de centrar a campanha no combate ao aparelhamento do Estado.

O episódio Sabesp destrói essa bandeira. A suposta superioridade moral do PSDB no trato da coisa pública está indo ladeira abaixo, pelos canos da Sabesp.


extraído do site: http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/

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