quinta-feira, 25 de junho de 2009

Túnel do Tempo com Lapso de Memória

Do Blog do Higino

Túnel do Tempo com Lapso de Memória


Por esses dias, a minha eterna sede de saber se uniu à vontade de descansar as pernas, que já haviam caminhado muito pelos corredores do Congresso Nacional, fazendo com que, entre uma missão e outra do meu trabalho, eu fizesse uma pausa.

O local escolhido para o alívio foi o "Túnel do Tempo", passagem subterrânea que liga o Plenário do Senado aos gabinetes dos senadores, e abriga a exposição “O Senado Brasileiro – do Império à República”, que mostra a história do Senado Federal desde sua criação até os dias de hoje. Lá, eu pude descansar as pernas e, ao mesmo tempo, colocar meus neurônios para se exercitarem com flexões e analises de trechos muito pesados da nossa História.

O “Túnel” tem de tudo: imagens das primeiras instalações do Senado, carta em que a Princesa Izabel assinou a Lei Áurea, bustos de várias personalidades que marcaram nossa história, diversos painéis, entre os quais dou destaque ao que representa a Revolução de 1930 e, ainda, diversas outras riquezas que valem à pena serem vistas.

Pois bem. Eu, como paraibano nato e altamente interessado pelos nossos causos e histórias, resolvi redobrar a atenção ao que dizia o painel sobre 30 e, pasmem (!), deparei-me com um incrível descaso.

No painel, observa-se a diagramação de um texto dividido em três colunas. Acontece que, no texto ali inserido, a segunda coluna não dá continuidade ao conteúdo da primeira, tornando, assim, o texto sem sentido. Documentei em fotos para que todos pudessem testemunhar esse desleixo.

É importante atentarmos para o fato de que só em 2008, o Congresso Nacional recebeu cerca de 140 mil pessoas que percorreram suas principais dependências em visitas conduzidas por monitores. O que nos leva a crer que, desde a sua fundação, o Congresso já recebeu muito mais de um milhão de visitas.

Acredito que esses painéis que ilustram o corredor mais importante da mais alta casa legislativa do País merecem atenção redobrada para não continuar no absurdo de conter falhas.

Espero que essas observações sirvam de exemplo para que todos nós possamos dar mais atenção ao que nos rodeia. Dessa forma fortalecemos nossas memórias.

Fiquem com Deus!

PS: Para uma melhor visualização do acima descrito, encaminho em anexo várias imagens que provam o que aqui foi dito.


Imagem completa do painel sobre a Revolução de 1930

Coluna 01

Coluna 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário