domingo, 30 de novembro de 2008

Cinema, fotografia e Vidas secas

Cinema, fotografia e Vidas secas

Juliana Krapp, JB Online


Para marcar os 70 anos de lançamento do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, o Idéias promoveu o encontro do cineasta e acadêmico Nelson Pereira dos Santos com o fotógrafo Evandro Teixeira.
(...)
Evandro lança a luxuosa edição de Vidas secas nesta segunda-feira, às 19h, na Argumento do Leblon. O livrão, em formato 24cm x 30cm, traz dezenas de fotos em preto-e-branco (algumas delas ilustram estas páginas, com trechos do romance), que acompanham o texto integral de Graciliano.
(...)
Para compor seu ensaio, Evandro fez diversas viagens, em 2008, pelo interior de Alagoas e Pernambuco, acompanhando o trajeto de Graciliano Ramos por aquelas terras.

Esteve em Quebrangulo, onde o escritor nasceu; em Buíque, onde viveu parte da infância; e em Palmeira dos Índios, de onde foi prefeito.

– Fui buscar os personagens do Graciliano, que hoje não são mais os mesmos – afirma. – A miséria ainda existe, claro. Mas o sertanejo está mais alegre, mudado. O Bolsa Família transformou a vida no sertão.

Mudados, sobretudo, por aquilo que o fotógrafo chama, na abertura do livro, de “um inegável olhar de esperança no futuro”. “Uma nova afetividade no homem do sertão” que, agora, testemunha “a convivência das parabólicas nos casebres com a tradição da fé religiosa, do jegue com a motocicleta”. É, para Evandro, “o novo velho sertão”, diferente daquele que era tão-só “árido, dramático e seco”.

Negritei

Fonte: JBOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário