domingo, 6 de dezembro de 2009

Partido Pirata do Brasil


"Queremos proteger a vida privada dos cidadãos e os seus direitos fundamentais. Quando o Estado monitora e registra rotineiramente a comunicação entre seus cidadãos, isso caracteriza o abuso de poder, a restrição das liberdades fundamentais e a insegurança jurídica. Exigimos a correção de tais abusos. Exigimos justiça, liberdade e democracia."

"O Partido Pirata é um movimento que surgiu no Brasil ao final de 2007. Fazemos parte da
rede internacional de Partidos Piratas, organização que defende o acesso à informação, o compartilhamento do conhecimento, a transparência na gestão pública e o direito à privacidade - direitos ameaçados pelas tentativas de governos e corporações de controlar e monitorar os cidadãos. Entendemos que a defesa da chamada "propriedade intelectual" no âmbito digital implica no controle dos cidadãos e na supressão dos direitos civis e liberdades individuais fundamentais. O Partido Pirata do Brasil defende ainda a inclusão digital, o uso de softwares livres e a construção de políticas públicas de forma efetivamente participativa e colaborativa.

No Brasil, o Partido Pirata não é institucionalizado. Mas não estamos esperando o reconhecimento oficial para buscar apoios e difundir nossas propostas. Elas estão em constante desenvolvimento pelos membros do Coletivo, que se comunicam através de ferramentas colaborativas e abertas ao público, como o fórum, wiki e lista de emails.

O Partido Pirata não se parece em nada com a instituição "Partido" a qual estamos acostumados: burocráticas, hierárquicas e verticalizadas. Atuamos de forma descentralizada e não hierárquica. Essa forma de agir, compartilhando e construindo conjuntamente as propostas, se associa diretamente a nossa própria identidade e à sociedade que queremos construir. Àqueles que buscam modos abertos e transparentes de se fazer política, fica o convite para o ingresso no Partido Pirata."


PRETO - Partido Pirata oficialmente registrado
AZUL - Partido Pirata ativo, mas não registrado
VERMELHO - Discussões sobre o Partido Pirata Internacional
CINZA - Sem Partido Pirata
(*) Wikipedia



Creio que o Partido Pirata tem uma identificação com as bandeiras de esquerda, sem no entanto, precisar com qual seria a mais identificada.
Acredito que o Partido Pirata deve continuar Pirata enquanto não houver uma coordenação mais profissional e enquanto persistirem dúvidas quanto a alguns aspectos locais e regionais.
No mais, perfeita a Declaração de Princípios insculpida no site internacional do Partido, de modo que pode servir de caminho a ser seguido e observado por todos os militantes virtuais.

MLA

http://www.partido-pirata.org/




Wikipedia:

Piratpartiet (ou partido pirata) é uma rede internacional de partidos fundada em 1º de janeiro de 2006 na Suécia. O partido é contra as leis de copyright e patentes, contra a violação do direito de privacidade e a favor das práticas do compartilhamento. No Brasil, o coletivo atua desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário