sexta-feira, 31 de julho de 2009

Veja: racismo, machismo, preconceito, plutocracia, facismo...

Do Blog da Veja

“Por que não, então, um gay para suceder Lula? Branco ou preto? Esperem! Vamos fazer logo um “combo” de minorias. A candidata poderia ser mulher, negra e lésbica. E acho que a gente deve acumular experiências, incorporando qualidades de minorias passadas. Poderia ser mulher, negra, lésbica, meio analfabeta e eventualmente sem dedo. O “eneadactalismo” passaria a ser uma exigência para chegar ao topo”

Lula entrega um computador por aluno

Do Amigos do Presidente Lula

Será que essa notícia sairá nas primeiras páginas do PiG?



Governo Lula implanta programa educacional um notebook por criança.

O programa foi concebido pelo cientista Nicolas Negroponte do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que criou uma fundação (http://www-static.laptop.org/pt//vision/index.shtml) para viabilizar um notebook completo para fins educacionais e barato, de US$ 100, para que governos de países em desenvolvimento e do terceiro mundo, façam a inclusão digital das crianças pobres do mundo.

O presidente Lula abraçou a idéia e recebeu Negroponte no Planalto em 2005. O programa mundial continua ainda em desenvolvimento, e o custo ainda não caiu ao patamar de US$ 100.

Mas no Brasil já começou a ser implantado o programa próprio, ainda que o custo dos primeiros lotes seja mais caro.

A cidade de Piraí é a primeira a implantar o programa atingindo 100% dos alunos e professores da rede pública, após um período de experiência bem sucedida em uma escola. A cidade já conta com uma rede pública de acesso à internet por banda larga em todo o município (é uma cidade digital).

No vídeo, o presidente Lula pede aos estudantes e professores da rede pública da cidade de Piraí (RJ) para mostrar seu notebook para a imprensa.

Diz, entre a coisa certa e o irônico, que certamente será notícia na primeira página de todos os jornais, uma data histórica como esta, que representa um marco na educação.

Na imprensa nacional, conhecida como PIG (Partido da Imprensa Golpista), que só publica catástrofes, escândalos e tapiocas, não se sabe se irá publicar notícias boas como esta.

Certamente a imprensa internacional se interessará pelo que está acontecendo no Brasil.

Curiosidades:

Na campanha a governador de 2006, o então candidato Mercadante (PT/SP) apresentou esse programa como plataforma de governo. A imprensa e o adversário José Serra (PSDB/SP) desdenhou, como se fosse impossível.

Na campanha a prefeitura de 2008, a então candidata Marta Suplicy (PT/SP), propôs levar internet banda-larga pública para todos, começando pela periferia, tornando São Paulo uma cidade digital. A imprensa e o adversário Kassab desdenharam, afirmando ser "muito caro". Piraí já fez isso há algum tempo. É uma cidade menor, mas também o orçamento é menor, logo nada impede que São Paulo implantasse em algum bairro da periferia, para começar. Cidades maiores como Foz do Iguaçu também já se tornaram digitais. Belo Horizonte e a cidade do Rio de Janeiro implantaram estas redes públicas em algumas comunidades (bairros carentes). Municípios da baixada fluminense também.

É preciso remover da administração pública, a política medieval demo-tucana de gastar dinheiro público com assinaturas de revistas Veja, e jornais com a Folha, o Estadão, para alunos em sala de aula. Até a natureza agradece, ao poupar árvores de se transformarem em papel jornal.

Reguffe governador



As possibilidades de Reguffe ao GDF

Reguffe governador

A surpresa maior da pesquisa encomendada pelo Jornal Alô Brasília ficou por conta da candidatura de Antônio Reguffe para o GDF. Deputado distrital no primeiro mandato, mas, muito bem avaliado pelo seu trabalho naquela casa legislativa, Reguffe se destacou na pesquisa obtendo o percentual de 3,90% de intenção total de votos.


Vale ressaltar que em determinados lugares, Reguffe foi além do esperado. No Lago Sul, por exemplo, enquanto Agnelo e Roriz tiveram, respectivamente, 2,94% e 5,88%, o distrital empatou com Paulo Octávio, obtendo 23,53% de intenção dos votos, quase alcançando Arruda que pontuou com 35,29%,. Ele também aparece como o candidato de menor rejeição em todo o DF, com 3,20%.


Na mesma pesquisa Arruda ficou com a rejeição na casa dos 19,80%. Agnelo Queiroz foi rejeitado por 6,30%, Gim Argello 17,00%, Paulo Octávio 11,15%, Joaquim Roriz 27,15% e não responderam 15,30%. Isso não o credencia a disputar com Governo com chances de vitória, porém o pedetista se cacifa para a Câmara Federal.


Manifesto do Movimento ‘Música para Baixar’ (MPB)


Do Site Cultura Digital

publicado por josemurilo

É a partir do surgimento da democratização da comunicação pela rede cibernética, que a conjuntura na música muda completamente.

Um mundo acabou. Viva o mundo novo!

O que antes era um mercado definido por poucos agentes, detentores do monopólio dos veículos de comunicação, hoje se transformou numa fauna de diversidade cultural enorme, dando oportunidade e riqueza para a música nacional – não só do ponto de vista do artista e produtor(a), como também do usuário(a).

Neste sentido, formamos aqui o movimento Música Pra Baixar: reunião de artistas, produtores(as), ativistas da rede e usuários(as) da música em defesa da liberdade e da diversidade musical que circula livremente na Internet.

Quem baixa música não é pirata, é divulgador! Semeia gratuitamente projetos musicais.

Temos por finalidade debater e agir na flexibilização das leis da cadeia produtiva, para que estas não só assegurem nossos direitos de autor(a), mas também a difusão livre e democrática da música.

O MPB afirma que a prática do “jabá” nos veículos de comunicação é um dos principais responsáveis pela invisibilidade da grande maioria dos artistas. Por isso, defendemos a criminalização do “jabá” em nome da diversidade cultural.

O MPB irá resistir a qualquer atitude repressiva de controle da Internet e às ameaças contra as liberdades civis que impedem inovações. A rede é a única ferramenta disponível que realmente possibilita a democratização do acesso à comunicação e ao conhecimento, elementos indispensáveis à diversidade de pensamento.

Novos tempos necessitam de novos valores. Temas como economia solidária, flexibilização do direito autoral, software livre, cultura digital, comunicação comunitária e colaborativa são aspectos fundamentais para a criação de possibilidades de uma nova realidade a quem cria, produz e usa música.

O MPB irá promover debates e ações que permitam aos agentes desse processo, de uma forma mais ampla e participativa, tornarem-se criadores(as) e gestores(as) do futuro da música.

O futuro da música está em nossas mãos. Este é o manifesto do movimento Música Para Baixar.

RJ - Leoni - Cantor e Compositor - http://www.leoni.art.br/ e http://musicaliquida.blogspot.com
SP - Trupe o Teatro Mágico - http://www.oteatromagico.mus.br/novo/
RS - Banda Bataclã - http://www.bataclafc.com.br/
PA - Casarão Cultural
ES - Banda Sol na Garganta do Futuro - http://solnagargantadofuturo.blogspot.com/
DF - GOG - Rapper e Poeta - http://gograpnacional.com.br/
DF - Jaqueline Fernandes - Produtora Cultural - http://grioproducoes.blogspot.com/
DF - Ellen Oléria - Cantora
DF - Banda Coyote Guará - www.coyoteguara.com.br
PB - Kaline Lima - Rapper
PR - Banda Nuvens - http://www.nuvens.net/

terça-feira, 28 de julho de 2009

Lula na Paraíba


Na inauguração do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Campina Crande, na Paraíba, estiveram presentes o governador José Maranhão, o vice-governador Luciano Cartaxo, mais os ministros da Educação, Fernando Haddad, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, além do senador Roberto Cavalcanti, os prefeitos de Campina Grande, Veneziano, e João Pessoa, Ricardo Coutinho, além do reitor da instituição João Batista, deputados federais e estaduais.

Na solenidade, o Presidente Torneiro Mecânico pediu para os jovens que estavam lá que tivessem mais competência para dirigir este país do que ele próprio. Lula disse também que o Brasil terá um crescimento “surpreendente” no próximo ano. “O Brasil está saído da crise, e no ano que vem vamos ter um crescimento surpreendente”.

Lula criticou a oposição que torce para que o Brasil não dê certo, para assim ter chance nas eleições. “Eles [oposicionistas] têm que saber uma coisa: primeiro, que não sou mais candidato e, segundo, se o Brasil for mal, não será ruim para o Lula, para a Dilma [ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil], para o Fernando Haddad [ministro da Educação], será ruim para a parte mais pobre deste País.”

"O Presidente é 100%", cidadão paraibano na inauguração da duplicação da BR 230

A duplicação da BR 230 foi iniciada há 10 anos no Governo Maranhão I e II, com 80% dos recursos do Estado e 20% do Governo Federal de FHC; durante o Governo do Tucano Cássio, o Governo Federal de Lula arcou com 90% dos recursos para concluir a obra.

Ainda na chegada ao aeroporto, a conversa no pé de ouvido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), chamou atenção porque Ricardo é pré-candidato a governador nas eleições de 2010, na Paraíba. Indagado sobre o conversa, o prefeito Ricardo Coutinho se limitou a dizer: “Lula vê com bons olhos a nossa movimentação aqui na Paraíba” sobre uma possível candidatura ao governo.

Márcio Lacerda de Araújo, com informações do Último Segundo do Portal IG e do Paraíba.com.

Censura durante visita de Lula na Paraíba

Essa briga de Pitbull com Rotweiller é prejudicial a toda a sociedade, a todos os cidadãos, não só aos grupos diretamente envolvidos, por isso necessário democratizar os meios de comunicação, que é diferente de meios de comunicação partidarizados.

MLA

28-07-2009 13:02:00

Secom demonstra dependência com Sistema Correio em visita de Lula

A cobertura da vinda do presidente Lula (PT) à Paraíba está comprometida. Organizada pela Secretaria de Comunicação do Estado, a estrutura montada deixou toda a imprensa paraibana, com exceção do Sistema Correio de Comunicação, excluída e demonstrou o grau de dependência entre o Estado e a empresa de comunicação.

Planejada desde a semana passada, a visita do presidente deveria ser acompanhada por jornalistas de toda a Paraíba e do resto do Brasil, no entanto, a Secretaria de Comunicação do Estado boicotou a cobertura permitindo que um estúdio de uma única rádio fosse montado ainda no aeroporto e que acabou por substituir a entrevista coletiva que Lula daria.

Fica visível, além da óbvia proximidade entre Correio e Governo Maranhão, o desrespeito com os demais jornalistas e órgãos de imprensa que enviaram correspondentes para cobrir a esperada visita de Lula e obrigá-los a receber as informações via concorrência, como se fora um órgão estatal.

Postado por: Maurício Melo


COMENTÁRIO POSTADO por Antônio Júnior, em 28 de Julho de 2009 às 15:19

* Caros Srs comunicadores,
Acho muito bem recompensador essa atitude da Secom para os demais grupos de comunicação do Estado, inclusive aquém das minhas expectativas. A omissão das empresas de comunicação para com a delinquência do Sistema Correio, usando como mote a regra tácita do setor que jamais deve-se afrontar outro grupo de comunicação (um pouco com viés corporativista) são mais perniciosas do que seguir um "acordo de cavalheiros" que tolera a perseguição, ódio e sectarismo extremado. A negligência quase criminosa em denunciar e combater um Sistema que só traz rancor, mesquinharia, intransigência, prevaricação e provincianismo à Paraíba mais cedo ou mais tarde iria produzir seus mais enojados frutos. É quase indecoroso lembrar-lhes que o precípuo papel da imprensa é exatamente fazer alvorar os princípios democráticos e valores republicanos que a ferro e fogo nos foram negados. Depois de tanto ardor os empresários da comunicação e comunicadores da Paraíba indolentemente não obstaculizaram o triunfo do Sistema que é a manifestação mais retrógrada da manipulação do escrutínio público para fins meramente proselitistas. Ora, se um grupo empresarial que explora a comunicação, que é absolutamente diferente de um grupo empresarial DE comunicação, promove a desarmonização e a infâmia no próprio setor, imaginem como fica a própria sociedade? Portanto, não era necessário possuir dons mediúnicos para profetizar a postura do Sistema Correio de Comunicação em um flagrante desacato à moralidade e à dignidade daqueles que venham a divergir de seu desmedido partidarismo. O triunfo do Sistema Correio de Comunicação sobre as agora inexpressivas empresas de comunicação é insofismável, é o pagamento pela indiferença daqueles que deveriam defender a sociedade paraibana dos abutres e da súcia que há muito nos cercava. É a gratificação pela inércia daqueles que outorgaram à um único grupo jornalístico o monopólio do bom, do belo e do justo na vilipendiada Paraíba. Antônio Pereira Júnior. Ps: sei que esse texto será censurado, no entanto, foi bom externar o que há muito queria dirigir aos grupos jornalísticos do estado da Paraíba, ou pelo menos o que restar deles depois que a tropa fulminá-los.

FSP em dois momentos

Do Blog Desabafo Brasil


FSP em dois momentos

10/06/2009















28/07/2009























Essa foi a recessão mais rápida da história! Durou apenas um mês e pouco. E tem gente que ainda leva esse lixo travestido
de "jornalismo" a sério...

Recebi por e-mail de um grande amigo

Postado por Jussara Seixas

SE AVEXE NÃO....Fica Sarney! Fica só mais pouquinho...

O impossível acontece!! Os senadores não têm a sabedoria jurídica, muitos nem sequer tem curso superior. Mas o Judiciário que detém o poder constitucional de julgar os cidadãos! É demais!

Veio à tona que o crime dos atos secretos de quem não se podia esperar, a nefasta e criminosa prática de atos secretos foi UTILIZADA PELA JUSTIÇA MINEIRA. O jornal O Estado de São Paulo denuncia com provas robustas que, num período de duas décadas, de 1989 até o ano passado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) editou pelo menos 102 atos normativos "reservados", que não foram publicados. Entre os atos estão ordens de serviço, portarias e resoluções.

É por estas outras sujeiras que estão sendo tiradas de baixo do tapete que esconde a corrupção que todos nós devíamos em uníssona voz clama: SE AVEXE NÃO... FICA SARNEY! FICA MAIS UM POUQUINHO...

A GUERRA DEVE CONTINUAR!

Jovem TEC: como inflar o nada

Do Luis Nassif

O Estadão dar uma página inteira para um suposto programa do governador José Serra que atenderá a 2.500 estagiários por um período de 3 meses, ensinando informática.

A matéria é curiosa (clique aqui), principalmente quando se consulta o site da Prefeitura (clique aqui) e o Diário Oficial (clique aqui).

• Este ano, serão apenas 200 jovens atendidos, não os 2.500. O jornal menciona os 200 no corpo da matéria mas a manchete é com os 2.500.

• Em cima desses números irrelevantes, o Secretário Municipal do Trabalho, Marcos Cintra, afirma que “isto é que é desenvolvimento econômico moderno”.

• O Prefeito Gilberto Kassab justifica essa falta de ambição e de escala como “bom senso em um primeiro momento”, para que num segundo momento possa ser expandido. No segundo momento, o número de vagas será expandido para 2.500, e continuará sendo irrelevante.

• No portal da Prefeitura, fica-se sabendo que o curso será em cima de ferramentas da Microsoft e da Intel, sempre a Microsoft.

• Cada estagiário receberá R$ 210,00 mensais por três meses. Segundo o jornal, o Programa Jovem TEC terá um custo total de R$ 450 per capita - do qual o Estado entrará com R$ 65,00 e a Prefeitura com R$ 385,00. Se arca com a maior parte, o programa é da Prefeitura, ou não?

• Desse total R$ 112,00 serão em benefícios, entre os quais vale transporte e seguro de vida. Vale transporte se entende. Mas a troco de quê seguro de vida para adolescentes da rede escolar, com validade de apenas três meses?

• R$ 450,00 mensais, por três meses, para 200 alunos, resultará em R$ 270 mil em 2009. Para 2.500 alunos, em 2010, serão R$ 3,3 milhões. No quadro de apoio à matéria, o Estadão diz que o programa custará R$ 100 milhões aos cofres estaduais.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PS O Partido da Esquerda Democrática em Portugal

Participante do 'No limite' já posou nua para a 'Playboy'

Do http://extra.globo.com

Divulgação TV Globo

A participante do “No limite” Eneida Diniz, de 33 anos, corretora de imóveis paraibana, já posou nua para a “Playboy”. Ela foi coelhinha na edição da revista que trouxe a atriz Cláudia Ohana na capa, em novembro do ano passado. Eneida se tornou a coelhinha vencedora do mês de novembro, e disputou o título coelhinha de 2008 ano, mas dessa vez ela não faturou.

domingo, 26 de julho de 2009

A Petrobras no PAC

Do Blog da Petrobras

pacO Plano de Aceleração do Crescimento do Brasil (PAC), do Governo Federal, inclui 183 projetos do Plano Estratégico da Petrobras, que representam, até 2010, investimentos de R$ 171,7 bilhões da companhia e seus parceiros em programas de petróleo e gás e combustíveis renováveis. Os investimentos exclusivos da Petrobras no programa totalizam R$ 148 bilhões.

Ancorado nos princípios de responsabilidade socioambiental e rentabilidade, o Plano Estratégico alinha-se ao PAC na coincidência de suas metas. Estas são as premissas do PAC para o setor, em consonância com as metas da companhia:

1) Garantir, no longo prazo, a autossuficiência sustentada do Brasil em petróleo, com produção mínima 20% acima do consumo nacional, relação reserva/produção mínima de 15 anos.

2) Aumento da produção de óleos leves. Ampliar e modernizar o parque de refino, aumentando a participação do óleo nacional na carga processada e melhorando a qualidade dos derivados.

3) Acelerar a produção e a oferta de gás nacional.

4) Assegurar a liderança do Brasil na área de biocombustíveis.

5) A ampla carteira de projetos do Plano de Negócios da Petrobras para o período 2007 – 2010 tem ainda como objetivos aumentar as reservas de petróleo e gás, expandir a infraestrutura de transportes e distribuição e intensificar as pesquisas e o desenvolvimento de combustíveis e fontes alternativas e renováveis de energia.

Um rio queimado, vidas queimadas

Blog do Brizola Neto

carvao carvao

A questão da transposição das águas do Rio São Francisco sempre esteve nas manchetes, polêmica que é. Mas existe uma questão que não pode separar defensores e opositores desta obra. É a destruição do “Velho Chico”, que tem na produção de carvão a partir das matas de cerrado que cobrem sua bacia - o entorno do próprio rio e de seus afluentes - a sua maior ameaça.


O IBGE divulgou hoje que, entre 2000 e 2007, foram produzidas cerca de 350 mil toneladas de carvão vegetal a partir das árvores da região.


Os principais consumidores deste carvão são grandes indústrias siderúrgicas mineiras, que precisam dele para transformar ferro em aço. Subindo para o nordeste, a produção de gesso passsa a ser o grande vilão, tendo desmatado, só em 15 municípios pernambucanos, mais de um milhão de hectares.


Claro que é preciso repressão a esta atividade. Sobretudo, na ponta das empresas que compram o carvão de forma a encobrir sua oriem irregular. Mas também nas estradas, nos entrepostos e até nas cidades, onde restaurantes e pizzarias compram lenha irregular para seus fornos.


Mas não se pode simplesmente tirar o meio de vida - vida dura, suja, explorada - de milhares de famílias da região sem oferecer-lhes meios para subsistir.


O combate a esta devastação passa, sim, pela repressão aos beneficiários e traficantes de carvão irregular. Mas não funcionará sem que se dê dignidade a milhares de homens, mulheres e crianças que vivem e trabalham nas carvoarias clandestinas.

SENADORES TRAÍRAS DO PT DO PSDB


Cristovam Buarque:
alimenta fortes sentimentos de inveja e rancor por ter sido demitido pelo telefone do cargo de ministro da Educação, onde permaneceu 1 ano.
Aloísio Mercadante: alimenta fortes sentimentos de despeito e inveja porque acumulou sucessivos fracassos eleitorais e nunca foi convidado para integrar o ministério.
Eduardo Suplicy: alimenta fortes sentimentos de despeito e inveja porque acumulou sucessivos fracassos eleitorais e nunca foi convidado para integrar o ministério.
Heloísa Helena e o PSOL: alimentam fortes sentimentos de inveja, despeito e rancor porque desde 2002 ficou claro que não fariam parte do governo Lula por absoluta falta de competência.
Marina Silva: alimenta fortes sentimentos de rancor e despeito por ter sido preterida por Dilma Rousseff e demitida do cargo de ministra do Meio Ambiente, onde se notabilizou mais por suas manhas e birras do que por qualquer ação produtiva.
Paulo Paim: alimenta forte sentimento de rancor porque nunca foi convidado para integrar o ministério nem para qualquer cargo.
Tião Viana: alimenta forte sentimento de rancor porque nunca foi convidado para integrar o ministério nem para qualquer cargo, além de ter sido preterido na eleição para a presidência do Senado.
Delcídio Amaral, Ideli Salvatti e outros: seguem a manada.Todos cujos mandatos vencem em 2011: Vivem forte insegurança e temem não ser reeleitos porque não aparecem na mídia. Assustados com o apoio de Lula a Ciro Gomes e outros aliados, buscam a misericórdia da imprensa.
Recebido por e-mail de um amigo de Jussara Seixas
Postado por Jussara Seixas


DENÚNCIA: FHC, SERRA, FOLHA, VEJA E GLOBO TRAMAM PESQUISA FALSA

Do ótimo Blog Terra Goyazes

Fontes da Blogosfera informam que está sendo preparada pesquisa forjada mostrando queda da popularidade de Lula e de Dilma por causa da defesa do Sarney. A coisa foi decidida numa reunião na casa de FHC com a participação de Octavio Frias, Civita, Serra e um emissário da Globo.

Vamos reagir gente! Vamos gritar um NÃO bem redondo a esses canalhas!

Roberto Ilia Fernandes

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Coluna do Abelardo Jurema


"ESTÍMULO
Tenho ficado muito honrado - a agradecido - com as inúmeras manifestações favoráveis que venho recebendo a propósito da decisão de participar do processo político como candidato a Câmara Federal em 2010. Nas ruas, nas esquinas, nos botecos e nas mais sofisticadas rodas sociais, o entendimento é que a hora é de mudança na prática política que conhecemos até aqui".

Correio da Paraíba, sexta-feira, 24 de julho de 2009.

Nota do blogueiro: como falei, para termos a tal "mudança na prática política"é necessário o uso responsável dos meios de comunicação de massa, sob pena de desequilibrar o processo eleitoral.

MLA

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Juventude Tucana: com quem andas?

Gabriel: "Se o Mainardi viesse era golpe na certa..."
Noblat e Gabriel
"Gabriel de Azevedo, Secretário de Comunicação, Celina Leão, 1ª Secretária e Gustavo Dias, Vice-Presidente"
Gabriel: "Um Azevedo com bico e outro sem"



A juventude tucana tem um blog ("ninho tucano" - tinha que ser mesmo, eles nascem em ovos).



No site, logo se conhece o Secretário de Comunicação da JPSDB, Gabriel de Azevedo, de chapeuzinho do Tio Rei e tudo, esses tucanos são aristocratas demais.




Deve ser um jornalista jovem, mas tem como ídolos alguns exemplos de profissionais de comunicação do PIG.




Tadinhos, e ainda querem ganhar eleição. Vão às ruas!!!




MLA

Polícia Federal americana imita Polícia Federal brasileira

Do ótimo Blog do Gadelha

O FBI (polícia federal) prendeu hoje de manhã em New Jersey dezenas de pessoas, inclusive 2 prefeitos, um deputado e vários rabinos. Foi o resultado de 2 anos de investigação sobre corrupção e lavagem de dinheiro na região. Pelo jeito, estão seguindo aquele ditado: o que é bom para o Brasil, é bom para os Estados Unidos... NYT

Mainardi: O hip-hop, quem diria... é de César Maia do DEM

imagem lambida da Desciclopédia, uma Wikipedia bem humorada... imperdível


Dos Amigos do Presidente Lula


O pistoleiro da revista Veja, Diogo Mainardi, atirou no rapeiro MV Bill, para atingir a Petrobras e abateu Cesar Maia (DEMos/RJ).

Mainard acusou levianamente duas empresas fornecedoras da Petrobras como sendo de fachada, emitindo notas frias, e como se fosse de "laranjas" de MV Bill.

Juntou-se à Mainardi, o jornal O Globo, acrescentando uma terceira empresa, do mesmo dono, onde há um canil, segundo jornal.

O tiro apontado para a Petrobras, acertou em cheio o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesár Maia.

O jornal "O Globo", a revista Veja, e até o "fogo amigo" do blog do DEMos estão preocupados em saber quem é o dono das empresas, cujo nome é Raphael de Almeida Brandão.

Basta perguntar ao DEMo César Maia, pois uma das empresas dele foi íntima do gabinete do ex-prefeito:

A empresa Guanumbi Promoções e Eventos Ltda. prestou serviço diretamente ao GABINETE DO PREFEITO:

Programa: "GESTÃO, DIFUSÃO E PRESERVAÇÃO DA POLÍTICA DA CULTURA, INFORMAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL"

Em 20/04/06 no valor de R$ 100.937,50
Em 20/12/07 no valor de R$ 159.647,50

Total: R$ 260.585,00

O mais curioso é que o mesmo programa ("GESTÃO, DIFUSÃO E PRESERVAÇÃO ...") que foi executado no Gabinete do Prefeito, foi cobrado, também na SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, em 35 pagamentos ao longo de 2006 até 2008 no valor total de R$ 465.786,34

Haveria pagamentos em duplicidade?


Clique na imagem para ampliar


A Guanumbi Promoções e Eventos Ltda., acusada por Mainardi, recebeu R$ R$ 836.550,59, entre 2006 e 2008 (há um pagamento em janeiro de 2009 referente à 2008).

A Sibemol Promoções e Eventos Ltda., acusada pelo "O Globo", recebeu R$ 64.894,00 entre 2007 e 2008.

No total as duas empresas, do mesmo dono, receberam R$ 901.444,59 da Prefeitura do Rio.

Estas informações podem ser conferidas no portal da transparência da Prefeitura do Rio.

Cesár Maia foi prefeito do Rio de Janeiro, pela última vez, entre 2000 até 2008.

Os alvarás de funcionamento das 3 empresas foram concedidos pela prefeitura de César Maia, nos anos de 2003, 2004 e 2006, no Rio de Janeiro, onde as empresas são estabelecidas.

É a prefeitura quem autoriza uma empresa a funcionar em determinado endereço, e cabe aos fiscais da prefeitura inspecionar o local para emitir o alvará.

Portanto, se as empresas cometeram fraude quanto ao endereço, houve conivência ou omissão do governo de César Maia.

Se as empresas não são idôneas para a Petrobras, também não são para a Prefeitura, só que a prefeitura tem obrigação de fiscalizar as instalações de empresas estabelecidas no município, enquanto a Petrobras apenas tem que verificar se a documentação exigida é apresentada, e se os contratos são cumpridos.

Estava estranhando o silêncio de César Maia em seu ex-blog sobre o assunto... agora está explicado!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O homem de capricórnio

Sabe aquela conversa de que o capricórnio não gosta de elogios e que é tímido? Esqueça. Principalmente em relação aos homens.

O capricorniano simplesmente adora elogios - apesar de fingir que não dá a mínima.

Seus ouvidos adoram escutar que todo os esforços que fez para ser reconhecido surtiram efeito. Afinal, porque acha que ele é tão trabalhador e tão esforçado, a ponto de se "matar" trabalhando? Está certo que junto com um capricórnio esforçado você é obrigada a aceitar um homem que adora reclamar de tudo e vive se fazendo de incompreendido e explorado por todos! Mas daí achar que ele não liga para elogios, já exagerar.

Quando ele ouve alguém falando sobre sua grande capacidade empresarial ou sua devoção à empresa, é como se ouvisse dizer: "Vejam que grande homem temos aqui. Que bom seria se todos fossem como ele!"

Alguns podem até parecer preguiçosos, mas são raros.

Ele não costumam atrair as atenções como os leoninos que se fazem notar através de gestos ensaiados ou exagerados. Nem agirão como os sagitarianos que adoram chegar na festa e gritar: "Mulheres, cheguei!".

Ele costuma impressionar muito mais pela sua presença elegante e pela forma com que tenta parecer discreto. Tudo jogo de cena... Eles adoram se exibir parecendo que estão agindo normalmente. São iguais ao pavão que caminha um pouco e abre as plumagens como se fosse a coisa mais natural.

Normalmente ele procura conhecer e se aproximar das pessoas mais importantes.Mesmo que ele nunca tenha trocado uma única palavra com elas, sabe que é imprescindível ser cordial com quem tem poder!

Não, eles não são puxa-saco. O capricórnio simplesmente adora e venera os vencedores, e gosta muito de aprender com eles .

Outra coisa que eles veneram (além dos elogios) é a família. Poucos são os que não nutrem uma devoção à mãe ou que deixam de passar um natal com os parentes. Se quer brigar com ele, basta criticar algum parente que lhe seja precioso. Mesmo que seja uma simples crítica, ainda assim corre o risco de vê-lo irritado e ofendido.

Nunca critique o que eles acreditam ser verdade ou o que valorizam. Apesar de diplomáticos, certas opiniões pessoais podem soar como uma provocação. Se tem valores diferentes do dele é melhor não sonhar muito com um final feliz.

Raramente um homem de capricórnio se casa com uma mulher movido pela paixão!

Apesar dele ser meio impaciente com muitas coisas, o envolvimento emocional sempre será estudado e cercado de muitos medos e pensamentos pessimistas. Só depois dele analisar quais são as chances do casamento dar certo é que marcará a data, escolherá o local onde vão passar a lua de mel e os padrinhos que sempre serão os mais bem sucedidos que conhecer. E dificilmente ele vai se arrepender com o tempo.

Mesmo que ele resmungue que nunca deveria se casar, não ligue. Lembre-se que ele adora reclamar e fazer-se de vítima.

Se ele realmente estivesse arrependido, já teria ido embora a muito tempo, acredite. Eles não são de ficar muito tempo administrando situações tensas ou se arrependendo das besteiras que fizeram. Se descobrem que erraram, pegam suas coisas e vão embora na primeira oportunidade. Para ser mais direto, quando ele se enche é pra valer!

Nada deixa um homem de capricórnio mais feliz do que desfrutar uma conquista.

Não importa que esta conquista possa parecer pouco para outras pessoas, para ele nunca será. Ninguém ficará mais orgulhoso por ter conseguido seu primeiro carro, mesmo que seja um fusquinha velho! Seus olhos brilham de felicidade e ele quer que o mundo veja o que ELE acabou de conseguir!

É claro que não vai se contentar com apenas um fusca, mas vai estar tão feliz como quando aparecer com uma Ferrari em sua casa! Ele conhece os valores das coisas, mas valoriza muito mais seus esforços em consegui-las. E é este valor que ele dá as coisas que conquista que faz dele um homem especial.

Se tem uma palavra que pode riscar de seu dicionário, é aventureiro!

Ele odeia arriscar, tem pavor de pôr tudo o que conquistou à perder e nunca vai ser do tipo que investe em algo que não lhe dê segurança. Normalmente ele costuma pensar muito antes de trocar um emprego garantido por outro onde ganhe um bom salário, mas que terá que arriscar mais para manter o emprego. Aquela frase de "é melhor um pássaro na mão do que dois voando", se aplica muito bem a ele. Aliás, é muito mais fácil o capricórnio arrumar um jeito de conseguir crescer no meio onde vive. Outra coisa interessante é que ele pode ganhar dinheiro fazendo várias coisas, mas sempre terá um porto seguro. Por exemplo, ele pode ganhar muito bem vendendo picolé na praia no final de semana, mas jamais deixará a segurança de seu emprego por um bico, mesmo que ganhe mais com os picolés.

E esta segurança eles costumam levar para seus relacionamentos. Você terá um homem trabalhador, do tipo que fará tudo para que o dia seguinte seja melhor que o anterior, sem correr o risco de ouvi-lo dizer para arrumar as malas, porque teve um idéia maravilhosa para ficar rico no Afeganistão!

Tudo que ele conquistar será sólido e sua esposa e filhos sempre estarão em primeiro lugar.

Será romântico, mas nunca meloso, e sempre fará planos ao seu lado. Quando ele estiver em casa, todo seu tempo será para você e vai se sentir a pessoa mais importante em sua vida. Mas quando ele estiver no trabalho, não ligue se parecer rude e frio ao telefone.

Ele costuma priorizar as coisas, lembra? E se está trabalhando, por mais que te ame, o trabalho é mais importante até que você!

300 Posts - Abelardo Jurema 34 anos

300 Posts, para um blogueiro iniciante é muito, pois poucos posts foram de minha própria lavra.

Com a queda da exigência do diploma de jornalismo, abstive-me de opinar sobre essa questão tendo em vista que, diante da minha formação jurídica, não poderia tecer uma posição técnica, sem paixões, sem a leitura do processo.

Pois bem, esse Post 300 serve como um editorial do Blog do Magrello, e o assunto em questão trata do exercício jornalístico e a atividade política. O que me inspirou a escrever foi uma nota publicada no Jornal Correio da Paraíba, neste último domingo, na coluna do jornalista multimídia Abelardo Jurema, informando que o mesmo irá se candidatar à deputado federal pela Paraíba nas próximas eleições.

Aposto firmemente na possibilidade de Abelardo - como homem público assim o podemos chamar - se eleger; em que pese achar que o mesmo, ao representar a Paraíba no Congresso, venha a tomar posições reacionárias e conservadoras, tipo a "A coluna entende..." assumidas pessoalmente em sua trintenária coluna social, posições das quais - na maioria - o Blog do Magrello tem frontal divergência de ordem ideológica, como por exemplo a oposição sistemática contra tudo do Presidente Lula.

Cito, a propósito, nota preconceituosa da coluna publicada hoje, quarta-feira, 22 de julho de 2009: "GOSTO REFINADO Ao longo dos tempos, o presidente Lula foi apurando o gosto pelo refinamento, comprovado sempre que vai à França, hospedando-se no hotel 'Le Meurice', que cobra diária de 5 mil reais, e onde se costuma encontrar astros e estrelas da música e do cinema mundial. Lula foi se encontrar com Dona Marisa que estava a passeios com os netos...".

Gostaria de comparar essa informação com outras similares, da mesma natureza, como as de outros chefes de estado ou como a do próprio FHC, que adorava a França mais do que Lula. Ah, Lula, assalariado que é, está de férias, é um direito do trabalhador. Por opção, empresário ou profissional liberal não tira férias, e por isso não podem condenar quem as goza.

Faz muito tempo, penso eu que a atividade jornalística, por influir na opinião pública, deveria ter na legislação eleitoral previsão de restrições à utilização dos meios de comunicação de massa pelos jornalistas que pretendam disputar cargo público. Em razão, ainda, da recente decisão do Supremo Tribunal Federal, daí que urge e é necessária uma revisão pontual na legislação, pois agora qualquer um pode aparecer na TV a se dizer jornalista mas com o intuito simulado de massificar o seu nome por razões eleitorais.

Na verdade, tem-se uma classe profissional tratada desigualmente em relação às demais no que diz respeito aos direitos políticos, portanto, essa situação atenta o princípio da igualdade. É bom lembrar que todas as profissões são livres quanto ao seu exercício, mas podem sofrer regulamentação e restrição por parte da lei, conforme dispõe a Constituição Federal.

Em conclusão, juntando as peças, Abelardo Jurema tem uma coluna diária há 34 anos no jornal de maior circulação do estado, tem um portal na internet, tem uma agência de publicidade, e, por último, tem um programa dominical, tipo revista da TV da Paraíba de grande audiência.

Só espero que ele, seguindo a virtude e a ética de seu pai, Abelardo Jurema, ex-Ministro da Justiça no Governo do Presidente João Goulart, progressista e vítima de um covarde golpe militar, não ultrapasse os "standards" éticos da profissão.

Márcio Lacerda de Araújo

O conflito entre liberdade de informação e proteção da personalidade na visão do STJ

19/07/2009 - 10h00

ESPECIAL da Coordenadoria de Editoria e Imprensa do STJ

A liberdade de informação e os chamados direitos da personalidade, como a honra e a imagem, são garantias que têm o mesmo status na Constituição. São cláusulas pétreas previstas na Lei Maior e prerrogativas fundamentais dos cidadãos.

A livre circulação de informações é tida como imprescindível para a saúde das democracias. O Conselho Constitucional da França acaba de decidir, por exemplo, que o acesso à internet é um direito humano fundamental e que a publicação de opiniões na rede mundial representa uma forma de liberdade de expressão.

No entanto, embora estejam previstos nas constituições, esses direitos nem sempre têm seu pleno exercício assegurado. Cada vez mais os cidadãos buscam o Judiciário para reparar violações e garantir essas prerrogativas.

A popularização da internet e a multiplicação de veículos de comunicação especializados nos mais diversos assuntos, com o consequente aumento da circulação de informações na sociedade, têm levado os magistrados a apreciar, com frequência cada vez maior, um conflito de difícil solução: entre o direito de a sociedade ser informada e o direito de as pessoas terem sua intimidade e honra resguardadas, o que deve prevalecer?

No Superior Tribunal de Justiça (STJ), esse choque de princípios vem sendo enfrentado pelos ministros, de maneira incidental, em inúmeros processos, pois a resposta a essa pergunta passa quase sempre por uma discussão de fundo constitucional, de competência do Supremo Tribunal Federal.

Os diversos colegiados que compõem o Tribunal vêm construindo jurisprudência considerável acerca do assunto, sobretudo a partir de casos que envolvem pedidos de indenização por danos morais. São questões como uso de imagem, violação da honra, limites para divulgação pública de informações pessoais, tudo isso paralelo ao direito da sociedade de informar e ser informada pelos veículos de comunicação.

Ponderação

O STJ tem se valido da técnica de ponderação de princípios para solucionar o conflito. A decisão sobre qual lado da balança deve ter maior peso sempre ocorre de forma casuística, na análise do caso concreto, processo por processo. Ou seja, não há uma fórmula pronta: em alguns casos vencerá o direito à informação; em outros, a proteção da personalidade.

O que norteia a aplicação desses princípios e a escolha de um ou outro direito é o interesse público da informação. Se uma notícia ou reportagem sobre determinada pessoa veicula um dado que, de fato, interessa à coletividade, a balança tende para a liberdade de imprensa.

Se uma pessoa é prejudicada por uma notícia que se restringe à sua vida privada, haverá grande chance de ela obter indenização por ofensa à honra ou à intimidade. Prevalece, neste caso, o entendimento de que, embora seja relevante, o direito à informação não é uma garantia absoluta.

Nesse sentido, uma decisão da Quarta Turma proferida em dezembro de 2007 é paradigmática: “A liberdade de informação e de manifestação do pensamento não constitui direitos absolutos, sendo relativizados quando colidirem com o direito à proteção da honra e da imagem dos indivíduos, bem como ofenderem o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana”, escreveu o ministro Massami Uyeda, relator do recurso em questão (Resp 783.139).

Veracidade das informações derruba pedido de indenização

Algumas decisões do STJ levam em consideração que a verdade do que é publicado é condição indispensável para a configuração do interesse público da informação, o que evita a responsabilização civil de quem divulga a matéria. É o caso, por exemplo, do recurso (Resp 439.584) julgado em 2002 pela Terceira Turma.

Na ocasião, os ministros compreenderam que, no plano infraconstitucional, o abuso do direito à informação está exatamente na falta de veracidade das afirmações divulgadas. E mais: entenderam que o interesse público não poderia autorizar “ofensa ao direito à honra, à dignidade, à vida privada e à intimidade da pessoa humana”.

A questão era, até então, apreciada sob o prisma da Lei de Imprensa, cuja inconstitucionalidade foi acolhida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O STJ, agora, utiliza a legislação civil, além da própria Constituição para solucionar os conflitos.

Em maio último, a Terceira Turma julgou o primeiro recurso (Resp 984803) sobre responsabilidade de veículo de comunicação após a retirada da Lei de Imprensa do ordenamento jurídico. A decisão sobre o caso, relatado pela ministra Nancy Andrighi, criou um precedente que deverá nortear os próximos julgamentos do STJ em situações semelhantes.

O recurso foi interposto pela TV Globo com o intuito de alterar uma decisão de segunda instância que havia condenado a emissora a pagar indenização por ter veiculado reportagem no programa Fantástico na qual relacionava um jornalista à “máfia das prefeituras” no Espírito Santo.

A decisão do STJ de afastar a indenização tornou-se uma espécie de libelo a favor da liberdade de imprensa com responsabilidade. No voto, a ministra relatora debruçou-se sobre a natureza do processo de produção de notícias, reconhecendo não ser possível exigir que a mídia só divulgue fatos após ter certeza plena de sua veracidade.

“Impor tal exigência à imprensa significaria engessá-la e condená-la a morte”, afirmou. “O processo de divulgação de informações satisfaz verdadeiro interesse público, devendo ser célere e eficaz, razão pela qual não se coaduna com rigorismos próprios de um procedimento judicial”, acrescentou.

Seguindo o voto da relatora, os ministros do colegiado entenderam que a reportagem não havia feito afirmação falsa e que, como o programa não agira de maneira culposa, não deveria arcar com a indenização. “O veículo de comunicação exime-se de culpa quando busca fontes fidedignas, quando exerce atividade investigativa, ouve as diversas partes interessadas e afasta quaisquer dúvidas sérias quanto à veracidade do que divulgará. Pode-se dizer que o jornalista tem um dever de investigar os fatos que deseja publicar”, ressaltou a ministra.

Direito de personalidade é mais flexível para pessoas notórias

O conflito entre liberdade de informação e direitos da personalidade também se apresenta com regularidade em processos julgados pelo STJ cujas partes são pessoas com notoriedade, como artistas, políticos, empresários. A jurisprudência brasileira reconhece que essas pessoas têm proteção mais flexível dos direitos relativos à sua personalidade, como a imagem e a honra.

O entendimento do STJ, entretanto, é que mesmo pessoas notórias têm direito a uma esfera privada para exercer, livremente, sua personalidade. E, exatamente por terem esse direito, não podem ser vítimas de informações falsas ou levianas destinadas a aumentar a venda de determinadas publicações ou simplesmente ofensivas.

Esse posicionamento ficou claro no julgamento recente de dois recursos apreciados pela Terceira e pela Quarta Turma. O primeiro processo (Resp 984.803) teve origem com a divulgação por uma revista de fotos de um conhecido ator de tevê casado. As imagens o mostravam beijando outra mulher. O segundo (Resp 706.769) envolveu a veiculação por uma rádio de Mossoró, no Rio Grande do Norte, de informações ofensivas à prefeita da cidade.

O STJ manteve a decisão da segunda instância da Justiça fluminense, que havia condenado a editora da revista a indenizar o artista. O fundamento da decisão foi exatamente que o ator, pessoa pública conhecida por participar de várias novelas, possui direito de imagem mais restrito, “mas não afastado”. Os ministros concluíram que houve abuso no uso da imagem, publicada com “nítido propósito de incrementar as vendas” da revista.

A tese de que pessoas notórias, embora de maneira mais restrita, têm direito a prerrogativas inerentes à sua personalidade também alcança os políticos. No recurso envolvendo a rádio de Mossoró, o STJ, favorável aos argumentos apresentados pela prefeita, definiu que o limite para o exercício da liberdade de informação é a honra da pessoa que é objeto da informação divulgada.

No voto que orientou a decisão no processo, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, explicitou esse entendimento: “Alguns aspectos da vida particular de pessoas notórias podem ser noticiados. No entanto, o limite para a informação é o da honra da pessoa”, escreveu. “Notícias que têm como objeto pessoas de notoriedade não podem refletir críticas indiscriminadas e levianas, pois existe uma esfera íntima do indivíduo, como pessoa humana, que não pode ser ultrapassada”, acrescentou.

Notícia deve considerar presunção de inocência do acusado

O mesmo raciocínio jurídico aplicado às pessoas notórias também é utilizado por alguns ministros do STJ na apreciação de ações e recursos que tratam de questões como a dos crimes contra a honra: calúnia, injúria e difamação. Nesses processos de natureza penal, também é frequente os julgadores se depararem com a colisão entre a liberdade de informação e os direitos da personalidade.

Na esfera penal, vê-se a presença de mais um elemento comum nas decisões do STJ que lidam com o assunto: o princípio da não culpabilidade. Também expresso na Constituição como garantia fundamental dos cidadãos, o princípio informa que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (esgotamento da possibilidade de recurso) de uma decisão judicial condenatória.

Para parte dos ministros do STJ, ao divulgar informações sobre pessoas que são acusadas em investigações criminais da polícia ou que figuram como réus em ações penais, os veículos de comunicação devem sempre levar em conta a presunção de inocência. Isso não significa limitar o livre fluxo de informações, mas sim um alerta para que as informações sejam divulgadas de forma responsável, de maneira a não violar outros direitos de investigados, por exemplo, a honra.

Esse entendimento fica claro no voto apresentado pelo ministro Hamilton Carvalhido em 2005, num julgamento de uma ação penal (Apn 388) pela Corte Especial do STJ. O ministro chamou a atenção para a imprescindibilidade do direito à livre informação, algo que considera “fundamental à democracia”, mas ressaltou que ela encontra limites na própria Constituição.

Segundo o ministro, embora livres e independentes no direito e dever de informar a sociedade, os meios de comunicação estão limitados no Estado de direito às garantias fundamentais, entre as quais “[...] a honra das pessoas que, em tema de repressão ao crime e à improbidade, há de estar permanentemente sob a perspectiva da presunção de não culpabilidade, por igual, insculpida na Constituição da República”.

Quando a privacidade sucumbe ao direito à informação

Se, por um lado, a liberdade de informar encontra barreira na proteção aos direitos da personalidade, decisões do STJ evidenciam que, em diversas ocasiões, prevaleceu a livre informação, como nas hipóteses em que as partes processuais provocam o interesse jornalístico para depois, a pretexto de terem sua honra ou imagem violadas, buscar indenizações na Justiça.

Ministros do Tribunal reconhecem que profissionais de distintas áreas, a exemplo de atores, jogadores e até mesmo pessoas sem notoriedade se beneficiam da mídia para catapultar suas carreiras. Nesses casos, é claro, as manifestações judiciais, na maioria das vezes, não reconhecem ofensa às prerrogativas da personalidade.

Num recurso julgado em 2004 (Resp 595600), o ministro Cesar Rocha, atual presidente do STJ, enfrentou a questão como relator. O caso envolvia a publicação em um jornal local da foto de uma mulher de topless numa praia em Santa Catarina. A mulher recorreu à Justiça reclamando indenização por danos morais e, após vários recursos, o caso chegou ao STJ.

O ministro Cesar Rocha não conheceu do recurso interposto pela suposta vítima, entendendo que a proteção à privacidade estaria limitada pela própria exposição pública realizada por ela de seu próprio corpo.

“Não se pode cometer o delírio de, em nome do direito de privacidade, estabelecer-se uma redoma protetora em torno de uma pessoa para torná-la imune de qualquer veiculação atinente a sua imagem”, sustentou o ministro. E completou: “Se a demandante expõe sua imagem em cenário público, não é ilícita ou indevida sua reprodução pela imprensa.”

O atual presidente do STJ manifestou-se da mesma forma em outro processo, o Resp 58.101, que se tornou paradigma em casos que discutem o direito à imagem. Tratava-se do pagamento de indenização a uma famosa atriz e modelo por uso indevido de sua imagem numa revista.

Ao se manifestar no caso, o relator deu razão à atriz, afirmando que, por se tratar de direito personalíssimo, sua imagem só poderia ser utilizada se autorizada por ela. O ministro ressaltou que a exposição pública de imagem deve condicionar-se à existência de interesse jornalístico que, segundo ele, tem como referencial o interesse público. O magistrado, entretanto, ponderou que a disciplina jurídica é diferente nos casos em que a imagem é captada em cenário público ou de maneira espontânea.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Democracia 2.0

Minhas Magrellas Marcela e Maria online desde pequenas... isso é o futuro.



Democracia 1.1, apesar de ser a melhor plataforma disponível para os dias atuais, é um sistema repleto de problemas funcionais derivados das limitações intrínsecas à sua arquitetura, em especial a utilização da representação política.

No Brasil, a qualidade dos representantes parece ser ainda pior que em outros países. A imensa maioria só tem “projetos de poder”, ambições de enriquecimento lícito e ilícito, desejos de garantir privilégios e imunidades, etc., etc., etc…

Os “bugs” em Democracia 1.1 são incorrigíveis porque os problemas da representação política só poderiam ser solucionados pelos próprios representantes.

É necessário estabelecer uma nova plataforma, mais abrangente, programada em linguagem moderna, que tire proveito de todas as inovações tecnológicas surgidas na última década.

A Internet estabeleceu um espaço público de debates que havia sido perdido desde o surgimento das grandes aglomerações urbanas, que inviabilizaram a antiga ágora grega, elemento fundamental da Democracia 1.0, a saudosa democracia direta.

Declaro meu apoio ao início de desenvolvimento do sistema Democracia 2.0, em conformidade com a proposta apresentada no artigo “Um wikigresso para democratizar o nosso Congresso”, por Carlos Nepomuceno.

Link: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/07/14/um-wikigresso-para-democratizar-o-nosso-congresso/

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Para brasileiros, país carece de 'valores'


Pesquisa para definir tema do estudo do PNUD sobre o Brasil recebeu 500 mil respostas; maioria citou virtudes como respeito e justiça

MARIANA DESIDÉRIO
da PrimaPagina

Já está definido o assunto do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil. Por escolha da maior parte dos 500 mil brasileiros que responderam à pergunta “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”, da pesquisa Brasil Ponto a Ponto, o tema do estudo será “valores”.

Nas respostas à consulta, a falta de respeito, honestidade, amor, responsabilidade e de virtudes similares foi mencionada mais vezes do que questões como educação, segurança, saúde ou emprego. Para o coordenador do relatório, Flávio Comim, o resultado é surpreendente e só foi possível porque a consulta tinha uma pergunta aberta. Segundo ele, é a primeira vez que uma pesquisa desse tipo é feita com questão aberta, que permite que as pessoas escrevam a resposta que quiserem. A iniciativa é inédita — em nenhum outro lugar do mundo, o tema do relatório nacional feito pelo PNUD foi decidido dessa forma.

“As respostas abertas permitiram que as pessoas falassem o que quisessem. Não só o que deveria mudar para suas vidas mudarem, mas também os comos e os porquês daquilo”, salienta Comim.“Nas respostas, você vai encontrar problemas relacionados a saúde, educação, emprego. As novidades foram os comos e porquês. Este é o diferencial.

Os valores mais citados pelos participantes da consulta foram respeito, justiça, paz, ausência de preconceito, humanidade, amor, honestidade, valor espiritual, responsabilidade e consciência. Para o coordenador do relatório, isso “nos leva a um conceito novo de valores de vida: nem só morais ou éticos, nem só financeiros, são os valores praticados no dia-a-dia.”

Dentre os 500 mil que contribuíram com o projeto Brasil Ponto a Ponto estão moradores dos maiores municípios brasileiros e dos dez com menor IDH, estudantes dos ensinos fundamental e médio, além de pessoas que deixaram sua resposta registrada no site da campanha, dos clientes das empresas TIM (telefonia) e Natura (cosméticos) e de quem se manifestou pelos sites dos canais de televisão MTV (cabo) e Globo. As empresas parceiras foram as responsáveis pelo grande número de participações obtido pela consulta, diz Comim. A organização da Brasil Ponto a Ponto esperava, inicialmente, 50 mil respostas.

Apesar de a consulta ter alcançado grupos bem diversos, Comim conta que os principais pontos levantados foram basicamente os mesmos. Nos primeiros lugares das questões mais objetivas (os pontos compreendidos pelo PNUD como “valores” vieram muitas vezes acompanhados de outras questões) estão educação e violência. Esses dois temas terão destaque no relatório. Comim conta que o que mais apareceu em relação à educação não foi uma demanda por mais conteúdo nas escolas, mas uma carência de que o espaço escolar também transmita valores aos alunos.

Sobre a violência, o que mais apareceu foram reclamações sobre a violência contra a pessoa — agressões, violência doméstica — em detrimento da violência contra a propriedade, como roubos e furtos. A conclusão que se tira disso, para Comim, é de que “o problema é muito maior. Significa que a sociedade resolve seus conflitos de forma violenta.”

Terminada a pesquisa, que parou de receber contribuições em 15 de abril e teve os dados computados até meados de junho, o desafio agora é materializar o tema “valores”. O relatório deve ser publicado até o início de 2010 e seu primeiro caderno abordará a experiência da consulta.

Fonte: http://www.pnud.org.br/administracao/reportagens/index.php?id01=3260&lay=apu

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A discreta "batalha" pelo pré-sal



Num site de notícias da China, em espanhol, descobri uma preciosa matéria sobre o nosso pré-sal. E fiz uma tradução livre e adaptada, portanto, não copiei e não estou submetido às regras de copyright.

Na matéria, divisa-se uma guerra que está a ocorrer por causa do nosso petróleo. Empresas americanas e seus consultores e executivos mais bem pagos do que os da Petrobras, já estão a agir e a criar "factóides" para justificar a tungada no patrimônio nacional. Não esquecer que seus representantes na política brasileira são os elitistas dos Demos e Tucanos.

A leitura do original, pelo menos, vale a pena.

Márcio Lacerda de Araújo

____________________________


Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2009 - Xinhuanet -


Uma das notícias que chamou atenção essa semana foi proporcionada por duas companhias petrolíferas estadunidenses, que anunciaram não haver encontrado petróleo nem gás natural em um poço perfurado no "Pré-sal".

De acordo com o anúncio da Exxon Mobil e Hess Corporation, o poço perfurado no Campo de Guarani, situado na área de concessão BMS-22, na Bacia de Santos, não revelou a existência de hidrocarbonetos, sendo o que se chama de "poço seco".

O anúncio chamou a atenção porque é o primeiro, dos 16 já perfurados na formação conhecida como "pré-sal", que não encontrou petróleo e gás.

O "pré-sal"é uma formação situada profundamente abaixo do fundo do oceano Atlântico, para chegar lá, é necesário atravessar um costa de sal de 2.000 metros de espessura, onde se descobriram (Petrobrás) ricas jazidas cruas de boa qualidade.

Nesta hora a empresa brasileira Petrobras, que descobriu essa formação, havia perfurado 15 poços nas seis áreas de concessão em que esta opera, com um índice de aproveitamento de 100 por cento: todos encontraram petróleo. (Nesse caso, fica patente a excelência e competência da Petrobras).

Também chamou a atenção o feito de que a empresa petrolífera nacional - Petrobrás - emitisse uma nota em que afirma que a ocorrência de novos "poços secos" é muito "improvável", por causa dos modelos geológicos conhecidos, à quantidade de informações disponíveis e à sua própria experiência com êxitos.

Em seguida, o panorama começou a ficar mais claro. Vários conhecidos defensores de que se aplique ao "pré-sal" o mesmo sistema de concessões vigente atualmente para os campos petrolíferos comuns saíram a comentar o caso.

O analista da Modal Asset, Eduardo Roche (não brasileiro, é francês), assinalou que o "poço seco" perfurado pelas empresas americanas "é um alerta suficiente para que o governo reavalie o que se fará" no "pré-sal".

João Carlos de Lucca (não é brasileiro, é italiano), presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), que reúne as empresas privadas, considera que o campo de Guarani comprova os altos custos e as dificuldade de extração desse petróleo.

Ambos (os lobistas) enfatizaram que a justificativa para mudar o regime de exploração e concessão no "pré-sal" era o índice de "100 por cento de acertos", algo muito raro na indústria petrolífera. que agora põe em dúvida esse direito do Governo (Lula de mexer no marco regulatório) a partir da experiência da Exxon e Hess.

Também associaram o baixo nível de risco com a idéia, predominante no governo, de criar um regime de produção compartilhada em que as empresas de petróleo poderiam ser contratadas como operadoras, simplesmente.

Agora, disse o consultor geológico e ex-diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), John Forman (este com certeza não é brasileiro, é americano), já não se justifica a "euforia" com que passou-se a discutir o novo marco regulatório da atividade no "pré-sal".

É que, coincidentemente, a comissão interministerial encarregada de elaborar o anteprojeto de novo marco regulador parece haver unificado suas posições e está pronta para entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva suas conclusões.

Pelo que foi especulado, parece haver consenso entre os integrantes da comissão no que diz respeito a recomendar ao presidente a adoção do que se é chamado de "o modelo norueguês", cujos bons resultados são conhecidos.

Trataria-se de criar uma nova empresa estatal, de dimensões muito reduzidas, que administraria as jazidas do "pré-sal" e contrataria empresas petrolíferas para que as explorassem, pagando por seus serviços (simples assim).

Os resultados da venda do petróleo (simples) assim obtido formaria um fundo estatal, cuja renda se utilizaria para financiar uma educação de melhor qualidade e programas sociais, reservando o capital para "inversões estratégicas" (para possíveis 'transformações políticas, sociais e econômicas').

Esse modelo não interessa muito as empresas (americanas) do setor, que prefeririam a manutenção do atual sistema de concessões (a Lei Ordinária n. 9.478/97 que FHC sancionou, e que revogou a Lei n. 2004), em que as empresas são donas do petróleo que extraem, pelo pagamento de "royalties" (inconstitucional a Lei).

A discussão pública parecia perdida, mas a aparição do "poço seco" na área BMS-22 tem servido para renovar os argumentos a favor do modelo vigente, uma vez demonstrados os "riscos" do "pré-sal" (é o factóide).

Um acontecimento muito oportuno para as petrolíferas provadas.

Copyright: Agencia de Noticias Xinhua de China se prohibe la redistribución e todo o parte de los contenidos de los servicios.

Copyleft: (Márcio Lacerda de Araújo). Em que pese o direito de cópia da agência chinesa, reservo-me o direito de tradução e adaptação criativa do texto, disponível o original gratuitamente na internet neste link. Márcio Lacerda de Araújo.

Fonte:

http://www.spanish.xinhuanet.com/spanish/2009-07/12/content_905445.htmde Xinhua sin el consentimiento expreso de nuestra Agencia

Brasileiro é tão bonzinho

alcoa


Li, esta semana, no Estadão, uma matéria repleta de elogios à megamina de bauxita - minério do alumínio - que a multinacional Alcoa está instalando em Juriti, no oeste do Pará, para explorar uma jazida que pode chegar a 700 milhões de toneladas. Cada tonelada vale pelo menos US$ 35 - o dobro de custava há nove anos atrás , o que eleva o valor potencial da extração a R$ 50 bilhões, a preços de hoje e que vão subir. Com um investimento de R$ 3 bilhões, que vai gerar poco mais de mil empregos, e só um terço deles

diretos, a empresa americana vai pagar ao Brasil só 2% do valor líquido, descontado os impostos normais e o custo - alto - do transporte do minério. Somos o melhor negócio do mundo! Até aqui, na exploradíssima América Latina, conseguimos a proeza de sermos o país que tem a menor taxação global sobre a exploração de minério, isso reconhecido num estudo do próprio Departamento Nacional de Produção Mineral, que mostro aqui ao lado. Isso, no estudo, é saudado como “competitividade”…

Brizola Neto

grafico

terça-feira, 14 de julho de 2009

Redução de IPI da linha branca é anulada em SP por de José Serra


Enquanto o Presidente Lula trabalha duro para reaquecer a economia, manter os postos de emprego nos setores que estão entre os mais afetados pela crise econômica mundial, o governador José Serra, vai na contramão e prejudica as pessoas de baixa renda. Veja mais uma do governador dos ricos:

O impacto nos preços, ocasionado pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nos produtos da chamada linha branca, foi anulado no Estado de São Paulo, devido à substituição tributária de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) promovida pelo governador José Serra .

Como efeito prático, a medida acaba por anular o benefício da diminuição da alíquota do IPI, adotada recentemente pelo governo federal a fim de estimular o consumo, e acaba, aumentando em vez de diminuir preços, conforme mostra tabela a seguir da UOL

Preços no varejo paulista

Produto

Fogão de 4 bocas
R$ 890,00 Preço antes da redução IPI
R$ 830,00 Preço depois da redução do IPI
R$ 908,00 Preço depois da redução do IPI com substituição tributária (ICMS) do José Serra


Geladeira com freezer
R$ 1.400,00 - Preço antes da redução IPI
R$ 1.240,00 - Preço depois da redução do IPI
R$ 1.350,00 - Preço depois da redução do IPI com substituição tributária (ICMS) de José Serra


________________



"
Mais engraçado é o título do reportagem do UOL. Eles perguntam se a tal substituição tributária vai impactar no preço? Se fosse uma ação do governo federal a pergunta não seria preciso, a mensagem seria enfática e sairia em capa: "Ação do governo aumenta preço ao consumidor da linha branca VEJA"

Comentário do Blog Olhos do Norte, com o qual concordo integralmente.

MLA