quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz 2009 - feliz anonove


Um 2009 repleto de saúde, paz, amor, prosperidade, sucesso, harmonia e boas energias... e um dindin no bolso que ninguém é de ferro.

Contrariando todas as crises... o meu reveillon vai ser 100%, não vai faltar nada... nadica. Sobrar comemoração pelo ótimo 2008 que o Brasil passou, crescendo, distribuindo riqueza e justiça social.

Que em 2009 seja um ano de inovação, criação, empreendedorismo, pesquisa, estudo, trabalho e muito suor no rosto para todos.

Feliz anonovE

Márcio

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

AI 5 - 40 anos - Marcio por Márcio

O AI 5 completou 40 anos em 13 de dezembro último.

E, por conta do meu natalício, no próximo 7 de janeiro, eu, Márcio Lacerda de Araújo, completo 35 anos.

E o que uma coisa tem a ver com outra? Umas das causas da decretação daquela medida de exceção foi o Deputado Federal Marcio Moreira Alves.

Sim? E daí?

Daí que o meu pai, Geraldo, afirma que me deu o prenome de Márcio em homenagem ao Deputado Federal Marcio Moreira Alves, diante da bravura e da coragem com que este enfrentou o regime militar.

Para fazer jus à história, copiei e colei logo abaixo um resumo dos fatos que se passaram naqueles tempos, extraídos do site do próprio Márcio Moreira Alves, atualmente um dos jornalistas mais respeitados do país, concorde-se ou não com ele. Aí vai:


"Em 1958 , ingressou na Faculdade de Direito da atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Em fevereiro de 1960 participou da comitiva do ex-governador paulista Jânio Quadros, então candidato à presidência da República, na visita que fez a Cuba a convite do primeiro ministro Fidel Castro. Foi assessor do ministro Francisco San Tiago Dantas, durante as gestões deste no Ministério das Relações Exteriores (1961-1962) e no Ministério da Fazenda (1963). Em 1963 bacharelou-se em ciências jurídicas
e sociais.

Voltou-se contra o regime instituído pelo movimento político-militar de 31 de março de 1964, a partir da edição, ainda em abril, do Ato Institucional nº 1 (AI-1), do qual foi um dos primeiros opositores. No mesmo ano, juntamente com Oto Maria Carpeaux, Edmundo Muniz, Hermano Alves e Carlos Heitor Cony, comandou forte campanha em defesa dos presos políticos, denunciando a prática de torturas em prisões brasileiras.

Como repórter e articulista político de Correio da Manhã, destacou-se no combate à política econômica e financeira do então ministro do Planejamento, Roberto Campos (1964-1967), a quem acusava de entregar aos estrangeiros as riquezas do país.

Em novembro de 1966 elegeu-se deputado federal pelo antigo estado da Guanabara na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Empossado em fevereiro de 1967, destacou-se por sua atuação oposicionista na Câmara ao lado de Hermano Alves, Edgar da Mata Machado, Davi Lerer e outros parlamentares do MDB. Em julho de 1967, teve apreendido seu livro Torturas e Torturados (1967), posteriormente liberado por decisão judicial.

(...)

Com a intensificação das atividades oposicionistas, especialmente a partir do movimento estudantil e da atuação de membros da Igreja e das forças políticas articuladas na Frente Ampla, o governo passou a reagir com medidas de repressão institucional e policial militar.

No dia 30 de agosto de 1968, a Universidade Federal de Minas Gerais foi fechada, e a Universidade de Brasília (UnB) foi invadida pela Polícia Militar, que espancou diversos estudantes. O fato repercutiu imediatamente no Congresso, e no dia 2 de setembro, em protesto contra a invasão da UnB, Marcio Moreira Alves pronunciou veemente discurso na Câmara, conclamando o povo a realizar um “boicote ao militarismo”, não participando
dos festejos comemorativos da Independência do Brasil no 7 de setembro próximo.

O pronunciamento de Marcio Moreira Alves foi considerado pelos ministros militares como ofensivo “aos brios e à dignidade das forças armadas”. Diante das reações nos círculos militares, o procurador-geral da República Décio Meireles Miranda, com base no parecer do ministro da Justiça Luis Antônio da Gama e Silva, deu entrada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 12 de outubro, ao pedido de cassação do mandato do deputado emedebista e de seu enquadramento no artigo 151 da Constituição, por “uso abusivo do direito de livre manifestação e pensamento e injúria e difamação das forças armadas, com a intenção de combater o regime vigente e a ordem democrática instituída pela Constituição”.

Apesar de o presidente Artur da Costa e Silva ter declarado que o governo acataria as decisões dos poderes Judiciário e Legislativo, o pedido de cassação do mandato provocou grande apreensão na Câmara. No dia 4 de novembro, o STF enviou à Câmara pedido de licença para processar o deputado, e o pedido foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça.

No dia 18 de novembro Marcio Moreira Alves apresentou a sua defesa perante esta Comissão. No dia 11 de dezembro, esta mesma Comissão, após a substituição de nove deputados arenistas (da Arena) que haviam se manifestado contrários à violação das imunidades parlamentares, concedeu, com uma diferença de oito votos, licença para processar Marcio Moreira Alves, o que deu motivo para que todos os representantes do MDB na comissão dela se demitissem.

No dia seguinte, porém, contando com o concurso do próprio partido governista, a Aliança Renovadora Nacional (Arena), o pedido foi recusado pelo plenário da Câmara, por uma diferença de 75 votos (216 votos contra e 141 a favor). Nesta ocasião, o deputado Mário Covas, então líder do MDB, pronunciou discurso contrário à licença para processar o deputado Marcio Moreira Alves, demonstrando coragem pessoal e firme resistência ao regime militar. O discurso pronunciado, em 12 de dezembro, por Marcio Moreira Alves, foi publicado em 1998, pela Câmara dos Deputados, como parte da coletânea Grandes Momentos do Parlamento Brasileiro (Vol. II).


No dia 13 de dezembro, o presidente Costa e Silva editou o AI-5, o mais drástico de todos os atos institucionais desde o movimento político-militar de março de 1964. Relacionado diretamente com o incidente na Câmara – na verdade o discurso de Marcio Moreira Alves foi apenas um pretexto, já que as medidas trazidas pelo ato eram as mesmas defendidas pelos militares desde julho -, o AI-5 autorizou o presidente da República, independentemente de qualquer apreciação judicial, a decretar o recesso do Congresso Nacional e de outros órgãos legislativos, a intervir nos estados e municípios sem as limitações previstas na Constituição, a cassar mandatos eletivos e suspender, por dez anos, os direitos políticos de qualquer cidadão, a decretar o confisco de bens de “todos quantos tenham enriquecido ilicitamente” e a suspender a garantia do habeas-corpus. Também no dia 13 de dezembro, o Ato Constitucional nº 38 (AC-38) decretava o recesso do Congresso Nacional, que se prolongaria até outubro de 1969."

Fonte: http://www.marciomoreiraalves.com/quem.htm

Lula Lá na Espanha 2 - Los 100 del año (El País)


Agora é o periódico El País, da Espanha, que coloca o Presidente Lula entre os 100 do ano de 2008, na posição Líderes, com direito a publicação do discurso "A hora da política".

Como informa o Blog do Briguilino, além do Presidente Lula, o jornal elege Dilma Roussef como destaque na categoria políticos, empresários e executivos.

El País: Lula e Dilma entre Los 1oo del año.

Newsweek: Lula é a 18a. pessoa mais influente do mundo.

Enquanto isso, nas bandas de cá, a mídia nativa ignora o Presidente Lula com o seu preconceito de Casa Grande e Senzala

Só pra finalizar, a revistinha Istoé coloca o Henrique Meirelles como um dos 100 mais... só se for da lista dos 100 mais tucanos.

Márcio Lacerda de Araújo

fonte: Blog do Briguilino

Massacre palestino


Gostaria de enfatizar que não tenho o menor apreço em divulgar, publicar ou usar do infortúnio alheio como post do meu blog. Questões de violência, seja qual for, não fazem parte do que tenho a oferecer nesse humilde espaço.

Mas não posso ficar indiferente ao massacre que o Estado de Israel vem promovendo contra a população civil palestina.

É um dever, ao menos, o de exteriorizar o meu posicionamento pessoal contrário ao terrível e covarde ataque realizado por Israel.

Agora reflitam que se o que aconteceu fosse com seus familiares.

Márcio Lacerda de Araújo

Mais fotos em

http://www.elpais.com/fotogaleria/Ataque/masivo/Gaza/6076-2/elpgal/

sábado, 27 de dezembro de 2008

Al Gore elogia plano brasileiro de mudança climática

Al Gore elogia plano brasileiro de mudança climática

O prêmio Nobel da Paz de 2007, ex-candidato à presidência dos Estados Unidos Al Gore, elogiou o Plano Nacional de Mudanças Climáticas do Brasil em seu discurso na 14ª Conferência do Clima das Nações Unidas, em Poznan, Polônia, no início da tarde de hoje (10h15 no Brasil).

Os países em desenvolvimento também se tornaram líderes. O Brasil propôs um impressionante novo plano para enfrentar o desmatamento" afirmou, sendo imediatamente aplaudido. "Vocês todos devem criar os mecanismos de integração dos esforços", referindo-se a uma das principais idéias analisadas em Poznan, o Fundo de Adaptação, que com recursos financeiros ajudará os países em desenvolvimento a implementarem políticas e instrumentos para a preservação ambiental.

Tendo tido o discurso interrompido diversas vezes por aplausos da platéia - duas delas, de pé - e tratado como o grande astro do encontro que se encerra hoje, Al Gore colocou Brasil e China - que anunciou um plano de 600 bilhões de dólares para estimular a economia verde nos próximos dois anos - como os grandes líderes emergentes que devem ter um papel fundamental em estimular os demais a se comprometerem com as questões climáticas.

"A China está pronta para se juntar aos líderes do mundo." Foram os únicos dois elogios a países feitos por Gore durante o seu discurso de quase 40 minutos, em uma sala lotada por delegados, jornalistas e membros de organizações não-governamentais.

Ontem, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já havia elogiado o Brasil como "uma das economias mais verdes do mundo" no seu discurso de abertura da cúpula.

"O Brasil tem feito grandes contribuições em desenvolvimento sustentável. Claramente, o Brasil é um dos muitos países importantes, que pode contribuir e mostrar uma liderança. Os seus exemplos podem ser seguidos por muitos outros países", reafirmou Ki-moon no final da tarde.

O prêmio Nobel citou a China e o Brasil no momento em que explicava por que este é um momento em que ele tem "muita esperança no coração", e afirmou que está percebendo uma união de esforços internacional para salvar "a nossa casa, Terra".

(...)

Ele evocou a crise econômica e disse que os efeitos dela não podem atrapalhar nem as negociações, nem as ações. "Uma vez que o processo de mudança começa e que as decisões são tomadas, fica mais fácil". O slogan de campanha de Obama, "Yes, we can" (sim, nós podemos), foi usada por Gore para encerrar seu discurso.

De 12 de dezembro de 2008

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3388936-EI8278,00-Al+Gore+elogia+plano+brasileiro+de+mudanca+climatica.html

Notícia do La Vanguardia da Espanha


O BRIC DA ESTABILIDADE

Brasil: "jogo de cintura"

O gigante latinoamericano trata de potencializar seus recursos apesar da caída das matérias primas.

Umas das surpresas do G-20- quiçá a única - foi ver o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à direita de George Bush na foto oficial do encontro. Todo um símbolo da posição que tem ascendido este país na economia mundial. E é dos chamados BRIC - acrônimo para se referir aos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China-, o país latinoamericano destaca-se por sua combinação de livre mercado, políticas sociais e sustentabilidade. Em brasileiro, este modus operandi que às vezes parece um equilibrismo, se chama jogo de cintura, em referência ao gingado de suas estrelas de futebol.

"Um se surpreende todos os dias das oportunidades que oferece o Brasil". As palavras não são de Lula, nem sequer de um empresário brasileiro. Não, esta frase é de Ángel Agallano, diretor executivo do Banco Santander no Brasil. O grupo de Emilio Botín acaba de operar uma fusão com uma das maiores entidades brasileiras, o Banco Real e nos três próximos anos, investirá mais de 920 milhões euros (mais de 3 bilhões de reais) neste país para uma demanda prevista de uns 24 bilhões de reais. Como o Brasil consegue despertar tanto interesse?"

Só tendo acesso pago ao restante do conteúdo da matéria do Jornal LaVanguardia, publicado no dia 30 de novembro, menos de um mês atrás (adaptação para o Português feita pelo blogueiro).

fonte: http://www.lavanguardia.es/free/edicionimpresa/res/20081130/53590199963.html

Lula Lá na Espanha

Lula receberá prêmio por 'defesa da democracia'
AE - Agência EstadoBRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado pela espanhola Fundação Ramón Rubial devido a seu trabalho na "defesa da democracia e da liberdade", anunciou ontem a primeira vice-presidente da instituição, Lentxu Rubial. Ele receberá, no dia 28 de janeiro, na Espanha, a terceira edição do prêmio Ramón Rubial, nome do dirigente espanhol socialista e primeiro presidente regional do País Basco.
A entidade homenageará ainda pessoas, grupos ou entidades que, durante 2008, destacaram-se na defesa do socialismo, da democracia e da liberdade. O trabalho de Lula foi ressaltado "por sua comprometida luta para melhorar as condições dos que mais precisam". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Do Blog TERROR DO NORDESTE

O satélite brasileiro

Por Stanley Burburinho

Não vi nenhuma grande mídia divulgar esse acontecimento:

“A mídia não noticiou

Pagina principal / CPLP / Brasil

23.12.2008

Excessivamente preocupados com a crise financeira, os órgãos de informação brasileiros não informaram o sucesso do lançamento do míssil espacial VLS-1, feito com sucesso no dia 20 de outubro de 2008, partindo da base de São José dos Campos, e não de Alcântara, como era costume.

A última experiência foi desastrosa. Com problemas de pré-ignição, o lançamento fracassou dando causa a incêndio que destruiu grande parte da base maranhense, além de matar 21 pessoas. Grande lástima, sem dúvida. O sucesso é auspicioso. Vai permitir o lançamento de satélite geoestacionário, proporcionando ao país facilidade nas comunicações, principalmente.

O lançamento foi assistido pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim e pelo Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juni Saito. Não se entende a causa da notícia não ter sido divulgada na imprensa. Pode acreditar-se que para muitos países não interessava o Brasil ser capaz de colocar satélites em órbita, o que significa também o seu notável desenvolvimento bélico, pois mísseis de muito longo alcance não são bem vistos pelas nações que não os possui. Mesmo as poderosas potências, que além do vetor têm a ogiva nuclear, não ficam muito satisfeitas quando um fato desta natureza é atingido.

É sabido pela comunidade mundial que o Brasil não desenvolve corrida armamentícia, e não possui artefatos nucleares agressivos, mas pode construir em pouco tempo, já que a tecnologia permite com folga que eles sejam construídos em pouco tempo.

Talvez tenha sido esta a razão do fato não ter sido divulgado com alardes. Vizinho nossos podem interpretar o sucesso como uma ameaça, quando na realidade o fato não é este. Quem acompanha o lançamento dos “Sacis”, sempre com fracasso, sabe disto.

Foi um feito respeitável, sem dúvida. São muito poucos países capazes de operações de tamanha envergadura, e é uma consolidação dos velhos sonhos dos cientistas brasileiros, que estão de parabéns.

O Brasil, apesar dos pesares do mundo e dele mesmo, caminha fácil para um futuro de brilho. Todo este trabalho vem sendo desenvolvido com auxilio da tecnologia russa, de acordo com um protocolo firmado entre Brasil e Rússia. Segundo este acordo, os russos auxiliam na transferência de tecnologia de ponta, e o governo brasileiro compromete-se a emprestar a base de Alcântara, para o lançamento de mísseis russos. A base está próxima a linha do equador, o que facilita os lançamentos e diminui os gastos.

Jorge Cortás Sader Filho”

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal com Justiça Social


Gostaria aqui de falar um pouco de Jesus Cristo.

Eu o conheço muito pouco, inclusive suas histórias... mas sempre que a sua imagem vem à minha mente, antes de vê-lo como um salvador, vejo-o como um lutador, um bravo, um insatisfeito, um inconformado; alguém que veio à Terra com a missão de fazer com que seus irmãos - sim somos todos irmãos - amem mais, procurem a paz, o reto, a gratidão e a justiça.

Um lutador, mas morreu sem hesitar em não revidar... grandeza para poucos depois dele;

Um bravo, mas não organizou uma traição ao regime... foi traído pelo sistema;

Um insatisfeito, mas sem armas, tentou melhorar a vida dos mais sofridos de corpo de alma;

Um inconformado, mas sem usar de qualquer meio vão, deixou a sua mensagem e o seu exemplo em vida de viver em amor e paz, com retidão e gratidão, e justiça.

Da Justiça Divina extraímos a nossa noção de Justiça dos homens, a partir de um dever ético e moral intrínseco ao ser humano, como hoje de qualquer cidadão, seja cristão ou não, é que há um "dever ser" maior a todos: a procura da Justiça Social.

Pertuba-me o fato de que, nós, como cristãos, não conseguimos nos sensibilizar com o irmão mais carente... com a criança de rua, explorada e sem infância, com a juventude sem estudo, com os adultos sem empregos, com as famílias infelizes por não possuírem o essencial à sobrevivência humana, às vezes, sem lugar para descansar o corpo, ou seja, a carne.

Pertuba-me ver irmãos, mais bem aquinhoados pelo destino, insensíveis a tais fatos. Só quem passou ou ainda passa fome, necessidade de alimentar a si e aos seus, é quem tem o direito à alguma coisa.

Mas com um cartão de débito, com uma renda mínima garantida mensalmente, uma pequena família no mais recôndito rincão desse chão Brasil, bem similar aquela que deu a luz nessa noite, hoje pode ter um pouco de dignidade ao testemunhar a transformação de uma cesta básica a cada dois anos em uma cesta básica a cada mês... comparável ao milagre da multiplicação dos pães realizada por Aquele que faz aniversário hoje.

Desejo um Feliz Natal a todos, com farta ceia, e com o espírito repleto de esperança de que os piores momentos já estão a passar.

Márcio Lacerda de Araújo

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Pronunciamento do Lula de fim de ano.

Como prometido, segue a integra do pronunciamento de fim de ano do Presidente Lula.
O texto foi extraído do blog Língua de Trapo - que disponibilizou umas legendas, com um humor elegante, para contextualizar com o que teria acontecido caso os DEMOtucanos e e PiG estivesse no poder.

Márcio Lacerda de Araújo.

Segue o post na íntegra:



"Para possibilitar aos brasileiros, inclusive àqueles da turma do quanto pior melhor, uma compreensão integral da mensagem presidencial de natal, reproduzo-a neste blog em sua íntegra e, ainda, disponibilizo as legendas para entendimento do seu conteúdo subliminar.

MENSAGEM EM CADEIA NACIONAL

Minhas amigas e meus amigos,

Esta noite quero conversar com vocês sobre a crise econômica mundial. É uma crise muito diferente das anteriores. Não surgiu num país emergente ou na periferia do sistema. Ao contrário, nasceu e explodiu no coração do mundo desenvolvido. Mais precisamente, nos Estados Unidos e na Europa.
(Esta é crise mais grave desde 1929, imaginem o que teria acontecido com o Brasil se hoje ainda estivesse nas mãos de um governo DEMO/TUCANO como o foi o de Fernado Henrique Invejoso)

Esta crise, que afeta todo o mundo, foi provocada pela falta de controle do sistema financeiro nos países mais ricos. Em vez de cumprirem seu papel na economia, financiando o setor produtivo, os bancos viraram um grande cassino.
(Como era aqui nos tempos do DEM/PSDB)

A jogatina foi longe, mas, um dia, a conta chegou. Bancos quebraram, um grande número de empresas entrou em dificuldades e milhões de trabalhadores perderam suas casas ou seus empregos.
(Aqui não aconteceu nada parecido, diferentemente dos anos do governo DEMO/TUCANO)

Aqui no Brasil não tivemos este tipo de crise. Nosso sistema bancário estava e está saudável. Nossa economia, arrumada e organizada vem crescendo a taxas robustas, as maiores dos últimos 30 anos.
(Morra de inveja Fernando Henrique Rancoroso)

Portanto, a crise coincide com nosso melhor momento. É uma pena, mas como estamos muito bem, a situação é menos complicada. Todos concordam que somos um dos países mais preparados para enfrentar este desafio.
(Vocês precisarão de mais do que este discurso de crise para ganhar as eleições em 2010)

Nas crises anteriores, em poucos dias o Brasil quebrava e era obrigado a pedir socorro ao FMI. Desta vez, o Brasil não quebrou, nem vai quebrar. Esta enfrentando a situação de cabeça erguida. (Vocês pensam que eu iria esquecer deste pequeno detalhe?)

Enquanto a maioria dos países ricos está em recessão, o Brasil vai continua crescendo. É verdade que, com o vento a favor, poderíamos ir mais longe. Mas, mesmo com o vento contra, podemos e vamos seguir progredindo.
(Eu pedi ao Flanklin Martins para não incluir nesta frase a imprensa golpista, a FIESP, a Fecomercio, o PSDB, o DEM, e PPS pois no fundo, no fundo, eu acho que vocês todos não passam de um vento mau cheiroso!)

Se hoje estamos em melhores condições para enfrentar qualquer crise, é porque soubemos fazer as opções acertadas. É porque aceleramos o crescimento da economia em bases consistentes. E crescemos distribuindo renda e reduzindo as desigualdades entre as regiões.
(Razão da minha popularidade no norte/nordeste estar beirando aos 95%)

Em primeiro lugar, mantivemos a inflação sobre controle. Quando assumi o governo, a inflação estava acima de 9% . Foi declinando ano a ano. Em 2008, mesmo com a explosão dos preços internacionais, ela vai ficar dentro da meta.
(Não adiantou nada os especuladores e a Míriam Leitão criarem a crise do feijão, do arroz, da soja ou da carne, pois o povo continua comendo muito, e de tudo!)

Também diminuímos a dívida pública. Em 2003, ela representava 52% do PIB. Foi caindo e este ano deve ficar em 36%.
(E vai cair mais, mesmo com o governo tendo que bancar a choradeira dos empresários da FIESP)

Além disso, diversificamos nossas exportações. Viajei pelo mundo afora, como um verdadeiro mascate dos nossos produtos. Alguns nos criticaram. Mas hoje, quando os Estados Unidos e a Europa estão no olho do furacão, vemos como foi acertada a decisão de diversificar nossas relações comerciais.
(Será que agora vocês entendem porquê eu comprei o AEROLULA?)


Minhas amigas e meus amigos, (E como eles me adoram FHC!)

Outra vantagem são as nossas grandes reservas em moeda internacional. Quando assumimos, o Brasil devia muito ao FMI e ao Clube de Paris. Hoje, não deve um só centavo.
(Naquela época, o FHC e seus amigos embolsaram todo o dinheiro das privatizações)

Naquele tempo, nossas reservas em moeda estrangeira eram muito baixas. Hoje chegam a 207 bilhões de dólares. Com isso, deixamos de ser devedores para ser credores internacionais. Uma diferença e tanto. Agora temos um colchão de segurança para nos proteger.
(Colchão que na época do FHC só deitou e rolou nele seus amigos da privatização, tais como os Jeireissati e o Dantas)

Mas nossa maior defesa hoje é a força do mercado interno. Ele fez progressos extraordinários nos últimos anos. Para isso, foram decisivos o Bolsa-Família, a melhoria do salário mínimo e a expansão do emprego.
(É por isso que o povão me ama FHC!)

De 2003 para cá, o salário mínimo cresceu em termos reais, 51% e o emprego também cresceu fortemente.
(Mais uma razão para eu seu o preferido do povão FHC!)

Em 2007, batemos um recorde: 1 milhão 812 mil novos empregos com carteira assinada. Em 2008, novo recorde: até outubro, 2 milhões 148 mil empregos. Resultado: a taxa de desemprego caiu de 12,3% em 2003 para 7,6% em outubro de 2008.
(O Obama, o Presidente eleito para dirigir a maior economia do mundo está prometendo só 3,5 milhões de novos empregos, eu vou chamá-lo aqui para ensinar como se cria 8 milhões de empregos em menos de seis anos de governo)

Nosso desenvolvimento econômico e social fez com que, nos últimos anos, mais de 20 milhões de pessoas entrassem na classe média.
(É por isso que hoje estou na lista da 50 pessoas mais influentes do mundo da Newsweek)

Tudo isso fez a roda da economia girar mais forte e abriu um círculo virtuoso no nosso país. Mudamos de cara e de astral.
(E deve ser por isso que sou mais influente do que o Papa)


Minhas amigas e meus amigos,

Esses avanços estão permitindo ao Brasil enfrentar com firmeza e serenidade o atual momento. (E está deixando a mídia golpista na mais estridente das histerias)

E estamos agindo em todas as frentes desde que a crise começou. Já adotamos medidas para normalizar o crédito, para apoiar nossas empresas exportadoras e para manter a atividade nos setores que geram mais empregos, como as pequenas e médias empresas, a agricultura, a construção civil e a indústria automobilística. Reforçamos o poder de fogo dos bancos estatais e baixamos impostos para que as empresas e os consumidores pudessem ter um pouco mais de dinheiro em caixa e no bolso.
(E tem cretino por aí que ainda está dizendo o contrário e, claro, com o costumeiro e servil agouro midiático)

Ao mesmo tempo, o governo manterá todos os investimentos previstos no PAC, e nos programas sociais. Em hipótese alguma, haverá cortes nos investimentos governamentais. Porque eles são decisivos para o Brasil enfrentar a crise e sair dela mais reforçado.
(E é, também, por este motivo, que eu vou fazer o meu sucessor ou, como querem muitos, minha sucessora).


Minhas amigas e meus amigos,

Quero dizer, com toda a serenidade, que a crise não nos assusta. O país está preparado e tem comando. Seguiremos acompanhando com lupa a situação da economia, 24 horas por dia. O que tiver que ser feito, será feito. No tempo certo e na dose adequada. E sempre dialogando com o país.
(Ouviu bem FHC, o Brasil tem COMANDO!)

Mas é fundamental que todos façam sua parte.
(Inclusive vocês da turma do quanto pior melhor, caso contrário ficarão a ver navios)

É importante que os empresários sigam investindo. É imprescindível que os trabalhadores defendam a produção e o emprego. Já o setor financeiro, deve trabalhar para estimular o crédito e baixar os juros, que estão muito altos.
(A época de ganhar dinheiro na ciranda financeira acabou, não terá volta e, sobretudo, parem de reclamar, pois vocês nunca faturaram tanto quanto no meu governo)

E você, meu amigo e minha amiga, não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento. Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o décimo terceiro, e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro.
(Esta gente que lhe põe medo sempre gostou que você vivesse das migalhas e dos restos de seus banquetes, por isso eles tem ódio quando vêem vocês melhorarem de vida por seus próprios meios)

Porque se você não comprar, o comércio não vende. E se a loja não vender, não fará novas encomendas à fábrica. E aí a fábrica produzirá menos e, a médio prazo, o seu emprego poderá estar em risco.
(Não acreditem no vende a mídia golpista, pois eles querem mesmo é que você "SIFU")

Assim, quando você e sua família compram um bem, não estão só realizando um sonho. Estão também contribuindo para manter a roda da economia girando. E isso é bom para todos.
(Menos para aqueles que estão loucos para tomar o poder das mãos do povo)


Minhas amigas e meus amigos,

Posso assegurar que o Brasil não só vencerá a crise, como sairá dela mais forte. Temos todas as condições para isso. Em 2009, vamos começar a explorar as imensas reservas do pré-sal. Com isso, o Brasil passará a ser um dos grandes produtores de petróleo do mundo. Estamos todos no mesmo barco. E se remarmos juntos na mesma direção, venceremos as turbulências e prosseguiremos na rota do crescimento. Só depende de nós.
(Esqueçam o que dizem o PIG e os canalhas DEMO/TUCANOS)

Um feliz natal para você e para sua família. Que 2009 seja um ano ainda melhor que 2008. Que seja um ano de saúde, de paz e de prosperidade.
(Mesmo que eles não queiram)

Acredite no Brasil porque antes de tudo, você estará acreditando em você.
(E, Sifu para o resto)

Boa noite.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Em pronunciamento à Nação, Lula afirma que a crise econômica não assusta o Brasil



Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (22) que a crise não assusta o Brasil. Ele reafirmou que o país está preparado para enfrentar as turbulências e vai continuar crescendo no próximo ano.

“Quero dizer, com toda a serenidade, que a crise não nos assusta. O país está preparado e tem comando. Seguiremos acompanhando com lupa a situação da economia, 24 horas por dia. O que tiver que ser feito, será feito. No tempo certo e na dose adequada. E sempre dialogando com o país”, disse na mensagem de Natal, que durou oito minutos.

Mais uma vez, Lula falou sobre as medidas tomadas pelo governo para evitar uma recessão no país por conta da crise, como controle da inflação, redução da dívida pública, diversificação dos produtos de exportação, reserva internacional de US$ 201 bilhões, aumento no número de empregos com carteira assinada, redução de impostos para estimular o consumo, reforço no caixa dos bancos estatais e quitação de dívidas com organismos internacionais, entre eles, o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Esses avanços estão permitindo ao Brasil enfrentar com firmeza e serenidade o atual momento”, garantiu Lula.

O presidente voltou a responsabilizar os países ricos pelo crise financeira mundial. “Esta crise, que afeta todo o mundo, foi provocada pela falta de controle do sistema financeiro nos países mais ricos. Em vez de cumprirem seu papel na economia, financiando o setor produtivo, os bancos viraram um grande cassino. A jogatina foi longe, mas, um dia, a conta chegou. Bancos quebraram, um grande número de empresas entrou em dificuldades e milhões de trabalhadores perderam suas casas ou seus empregos”, disse o presidente da República.

“Aqui no Brasil não tivemos este tipo de crise. Nosso sistema bancário estava e está saudável. Nossa economia, arrumada e organizada vem crescendo a taxas robustas, as maiores dos últimos 30 anos”, garantiu Lula em seu pronunciamento à Nação.

Lula em cadeia nacional de TV - Crise? Que Crise? Feliz Natal e 2009 melhor que 2008


O grande líder da nação brasileira se dirigiu à população explicando a crise financeira dos EUA e da Europa e demonstrou com gráficos e números a situação confortável da potência chamada Brasil.

Em breve, postarei aqui o discurso presidencial para que todos que não assistiram na TV tenham acesso ao otimismo real e verdadeiro do maior representante do povo brasileiro.

Como gritaram no Complexo do Alemão, por quando de sua passagem para iniciar obras do PAC naquela comunidade;

"ão, ão, ão, Lula é do povão"

Márcio Lacerda de Araújo

Comprar jornal e assistir TV pra quê?

"Este site já foi um muro das lamentações de leitores que se dedicavam a reclamar da mídia corporativa. Eu sempre sugeri, de volta: escrevam! lancem um blog! manifestem-se!

E hoje é com agradável surpresa que eu me pego gastando 99% do meu tempo lendo textos em sites que no passado seriam batizados de "alternativos". Sou jornalista, atuo como repórter, mas não sinto falta da grande mídia. Juro que não perco mais meu tempo lendo a Folha, o Estadão, o Globo ou equivalentes. Penso nas árvores que foram derrubadas para que eles chegassem às bancas já com a validade vencida. Sim, 90% do que um jornal publica de manhã já é notícia velha à tarde.

Todos os dias eu pego o Blue Bus e sigo adiante: Cidadania, Correio da Cidadania, Nassif, Paulo Henrique, Vianna, Mino, Miro, Carta Maior, Vermelho, Unisinos, revista Forum, Brasil de Fato, blog do Mello, RSUrgente, Fazendo Media, Adital, Economist, Financial Times, Wall Street Journal, Independent, Guardian, Al-Jazeera, Terra Magazine, Huffington Post, Daily Kos, Agência Bolivariana, Agência Boliviana, Truthout...e aí vai.

Eu juro para vocês que termino o dia muito melhor informado do que se gastasse o tempo equivalente lendo os jornais brasileiros. E é de graça.

É admirável como a internet avançou no Brasil em 2008. E como surgiram boas fontes de informação, opinião e debate. E a riqueza dos comentaristas! Espero que vocês também tenham se dado conta disso. E que ajudem a promover o Jornalismo que, apesar de combalido, resiste aqui e ali: na Carta Capital, na Caros Amigos, no Le Monde Diplomatique. O Viomundo bateu seguidos recordes de audiência ao longo de 2008. Só tenho a agradecer a todos vocês pela paciência. E prometer muitas novidades para 2009, especialmente na valorização dos comentaristas. Muito obrigado!"

Luiz Carlos Azenha do site www.viomundo.com.br

A importância do Brasil

Em comunicado, o presidente da Comissão Européia, José Durão Barroso, destacou que ” a evolução da crise financeira e o papel proativo desempenhado pelo Brasil no G-20 vieram mais uma vez confirmar a importância do aprofundamento das relações com as economias emergentes, como o Brasil”.


fonte: Blog do jornalista Luis Nassif

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A energia solar pode ser uma política pública no NE


Veja as vantagens de utilizar energias renováveis:

- Aumentam a diversidade da oferta de energia;
- Asseguram a sustentabilidade da geração de energia a longo prazo;
- Reduzem as emissões atmosféricas de poluentes;
- Criam novas oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para fabricação local de tecnologia de energia;
- Fortalecem a garantia de fornecimento porque, diferentemente do setor dependente de combustíveis fósseis, não requerem importação.

Além de solucionar grandes problemas ambientais, como o efeito estufa, as novas renováveis ajudam a combater a pobreza. Como a própria delegação brasileira em Joanesburgo afirmou, as fontes renováveis de energia:

- Podem aumentar o acesso à água potável proveniente de poços. Água limpa e alimentação cozida reduzem a fome (95% dos alimentos precisam ser cozidos antes de serem ingeridos);
- Reduzem o tempo que mulheres e crianças gastam nas atividades básicas de sobrevivência (buscando toras, coletando água, cozinhando). Energia em casa facilita o acesso à educação, aumenta a segurança e permite o uso de mídia e comunicação na escola;
- Diminuem o desmatamento.

Fonte: Greenpeace Brasil

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Administrar é eleger prioridades TSE 1 x 0 PARAÍBA

CÁSSIO CUNHA LIMA - governador cassado três vezes - filho de um ex-governador, Ronaldo Cunha Lima (texto alterado a favor da elegância), elegeu como prioridade número um de seu desgoverno manter-se no poder.

No Brasil, ele é seguramente o melhor no que faz: segurar-se no poder. Político profissional, foi prefeito de Campina Grande duas vezes, deputado federal, Superintendente da SUDENE e governador da Paraíba por duas vezes. É um currículo e tanto.

Mas o que a Paraíba não esquece é que para ele ser Governador, ele fez tudo que a lei eleitoral não permitia.

Seis anos depois de eleito e reeleito, ainda não fez nada pelo estado. Nem vou aqui relacionar as promessas não cumpridas, a omissão de administrar, as improbidades administrativas (cadê o MP?), porque toda a Paraíba já sabe disso.

Administrar para Cássio é colocar parentes em tudo que é órgão importante e nomear um bando de correligionários iguais com o pensamento igual ao dele para os milhares de cargos em comissão com gratificações miseráveis.

Todavia, é preciso dizer que só uma coisa bem feita ele tem conseguido fazer: MANTER-SE NO PODER, mesmo que a custa de bons advogados e marqueteiros. É o segredo do sucesso: bons advogados e bons publicitários, bem pagos, óbvio, com dinheiro público, idem.

Para todos que querem seguir carreira política, por favor, não se espelhem nesse homem.

Administrar é eleger prioridades: saúde, educação, segurança alimentar, segurança pública, investimentos públicos, emprego, trabalho e renda. Por favor, lembrem-se, estamos no estado mais pobre da região mais pobre de um país não tão pobre assim.

Pensem, futuros políticos, que a coisa é pública, ou seja, res publica, daí o significado de REPÚBLICA. O poder é exercido por intermédio dos homens, mas o serviço é PÚBLICO, a Administração é PÚBLICA, o bem é PÚBLICO, os impostos são PÚBLICOS, e não para POUCOS.

Gostaria de externar toda minha ira por conta da sessão do TSE, na qual um Ministro não da carreira pediu vista de "embargos de declaração", tcs tcs, mas não o farei por respeito à Justiça e na esperança de que os homens passam mas a Instituição é perene.

Faço minhas palavras as do insígne Ministro Joaquim Barbosa, que honra o cargo que ocupa: "escárnio, tramóia, escândalo, estapafúrdia... justiça sem credibilidade não é nada".

O nobre Ministro do STF lembra hoje outro Barbosa, um dos mais respeitados juristas do Brasil, Rui, para quem:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

Márcio Lacerda de Araújo

Dilma Presidente - Segunda maior comunidade do Orkut

A web 2.0 mostra a sua força. Onde a imprensa golpista (PIG) não tem influência, na maior rede de relacionamentos do Brasil, o ORKUT, a pré-candidata Dilma está em SEGUNDO lugar na preferência dos internautas, à frente do Serra.

Um dado importante: constatei que a comunidade DILMA PRESIDENTE já fora criada duas vezes antes e tirada do ar sem justificativa (eu era membro das comunidades e surpreendentemente vi que as mesmas foram excluídas).

Presume-se que houve alguma sabotagem na exclusão de suas comunidades. Os orkuteiros têm que ficar atentos.

Vejam os números:

AÉCIO Presidente = 5.125 membros
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2238161

DILMA Presidente = 2.744 membros
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=5332443

SERRA Presidente = 1.840 membros
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1900947

HELOÍSA HELENA Presidente = 907 membros
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=3147622

CIRO GOMES Presidente = 410 membros
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=3853147

Vamos divulgar a comunidade DILMA PRESIDENTE no orkut e fazê-la ultrapassar a do neto do ex-presidente.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Marcelo Silva - Vilão ou Vítima?

Particularmente, acho que esse imbroglio envolvendo a atriz Suzana Vieira e seu marido Marcelo Silva deveria ser tratado pela mídia como mais um caso trágico de overdose de cocaína, focando a droga como o problema principal, mas a Globo e seus veículos transformaram em um dramalhão global. A cidadã Suzana se viu protagonizando mais um papel da sua carreira de atriz, e o pior, sem nem receber por isso, ao revés, sofrendo pelo acontecido.

A revista Época, das Organizações Globo, trata o Marcelo, ex-policial, como "galã de subúrbio". Outrora chama-o de "anônimo que tirou a sorte grande casando-se com uma estrela da TV".

De outra parte, a mídia critica o fato da Suzana ter se envolvido com um homem mais jovem, como se isso fosse exclusividade da parcela masculina da sociedade. A imprensa brasileira desta semana deixou a impressão no leitor de que tudo aconteceu porque Suzana Vieira, de 66 anos, cometeu a heresia de se apaixonar por um homem 28 anos mais moço. Ficou no ar a pergunta, "também, o que ela queria?" (Observatório da Imprensa).

Condenável o preconceito dirigido a Marcelo ou a Suzana. Condenável tornar um final de relacionamento trágico numa novela global.

Mas, condenável mesmo é a mídia perder a oportunidade de focalizar o aspecto mais grave dessa história toda: a cocaína. O Marcelo, segundo consta, teria se envolvido com drogas desde os 14 anos de idade. Morreu aos 38 sem conseguir com êxito se ver livre dos entorpecentes.

Acredito que esse seja o verdadeiro drama. E acredito que mais uma vez os meios de comunicação infringem a Constituição Federal ao enaltecer o lado dramaturgo do caso e esquecer o lado pedagógico que o mesmo poderia oferecer.

Isso sem falar no comentário preconceituoso e colérico da apresentadora Ana Maria Braga em programa de rede aberta da Rede Globo, ao taxar Marcelo Silva de
"mau-caráter" e chegar a dizer que se ele "sumisse da face da Terra seria ótimo", isso um mês antes dele vir a falecer.

Vivendo um imenso drama pessoal (relacionamentos amorosos problemáticos, drogas, perda do emprego...) Marcelo Silva passou a ser o vilão de toda a sociedade, a ponto de ser xingado, abordado e agredido por cidadãos nas ruas do Rio de Janeiro.

Logo, vê-se que a mídia, principalmente a televisiva, que tem uma maior penetração na população, optou por abordar a questão pelo lado mais espetaculoso, gerando conseqüências nefastas à pessoa do Marcelo. E por assim dizer são diretamente culpadas pelo suicídio eventual do rapaz.

Segundo a Constituição Federal, art. 221, "A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;".

Dessa forma, vê-se que a cobertura dada pela mídia televisiva ao caso não teve caráter educativo, muito menos informativo, portanto não cumpriu o que a Carta Maior estabelece. Seria informativo se abordasse a questão das drogas e de como elas destroem as pessoas e as famílias, o que era o verdadeiro problema de fundo, causa e conseqüência de todos os atos que foram retratados pela mídia.

Concluo dizendo que a mídia nativa está cada vez mais para os tablóides ingleses sensacionalistas do que para a BBC. É uma lastimável pena.

Márcio Lacerda de Araújo

LULA 84% de APROVAÇÃO

LULA, PADIM CIÇO & JESUS CRISTO
A popularidade do presidente Lula deixou a mídia, a PIG, sem ação.

Os editoriais não comentam, os analistas políticos emudeceram. O presidente Lula atinge 94% de popularidade no Nordeste, o que significa apoio e admiração de quase 50 milhões de pessoas. Nenhum ser humano no Brasil, no mundo, conseguiu tamanho prestígio. Mal comparando, essa popularidade é igual à do Padim Ciço, descontados deste só os desafetos e agnósticos. Daqui a séculos o presidente Lula será lembrado no mundo todo como o ser humano mais popular do Brasil e o Presidente mais prestigiado na história da humanidade.

Mas a mídia se cala, os editoriais dos jornalões fingem que não conhecem esse fenômeno chamado Luiz Inácio Lula da Silva. Dia após dia a oposição fica sem discurso, sem rumo, mais perdida que cachorro que caiu do caminhão da mudança.

Como é que eles vão conduzir uma campanha eleitoral se não têm propostas, não têm nada melhor para apresentar do que o que já está sendo feito pelo governo Lula? Eles vão ficar batendo nos 84% de aprovação popular do presidente Lula, nos 73% do governo Lula? Vão criticar os programas sociais? Vão criticar o PAC, a economia, os planos e as medidas implementados para o enfrentamento da crise mundial?

Vão é ficar falando de mensalão, dólares na cueca, dólares de Cuba, grampos, quedas dos aviões, e isso – já ficou mais do que provado – não funciona, não cola no presidente Lula. O povo distingue o fato da manipulação, da mentira. A oposição que já tentou derrubar o melhor presidente que o Brasil já teve está sem bandeira. Será difícil voltar ao poder. Escrito por Jussara Seixas.

fonte: http://desabafopais.blogspot.com/

sábado, 13 de dezembro de 2008

- UM VENCEDOR -

Quando nossas feridas sangram secretamente , sentimos-no vivos. Estamos mortos quando nada mais nos toca. Não se deixe derrotar em situação alguma. Lute sempre com todas as suas forças e com toda coragem. A derrota depende de nós, tanto quanto a vitória.Claro, nós podemos escolher e o que não devemos é ficar no marasmo. Entretanto, a pior derrota é a de quem desanima. Aquele que desanima entrega " os pontos"antes de terminar a empreitada.Afinal, a capacidade de lutar depende muito de nossa vontade de querer vencer. Perder, nem sempre é ser derrotado. De vez em quando poderá lhe ocorrer algumas derrotas,porém isso não quer dizer que você será um perdedor.O importante é ter sempre o espírito lutador... e lutar sempre.Mas o desânimo estraga totalmente a vida,porque ele o faz não ir à luta. Quem não luta já é um perdedor! Quem não vai a guerra, não merece vencer a batalha...Não desanime jamais.Tenha sempre coragem esbravadora, como de um guerreiro. Confie sempre em Deus...Siga à frente corajosamente, porque a vitória sorri somente àqueles que não param no meio da estrada. Se você parar, logicamente estará perdendo a guerra e principalmente o tempo...Acredite em você. Se em algum momento sentir vontade de esmorecer,não deixe essa vontade dominá-lo...Chegue até ELE e reabasteça os seus ânimos e volte à luta. Você merece ser um vencedor sempre. Pense nisso hoje, o dia todo, com muito carinho...mudando sua vida !

Francisco Inocêncio Pereira

fonte: http://acervoweb.blogspot.com/

Na Caros Amigos delegado diz como FHC enriqueceu

O delegado Protógenes Queiroz deu uma longa entrevista à revista Caros Amigos que está nas bancas agora. Nela, o delegado fala de sua carreira, da Satiagraha, mas também do passado – do seu passado e do de outras personalidades de nossa história, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que estaria envolvido em um caso escabroso de corrupção.

Reguffe - Deputado Distrital de Brasília - DF

A partir de hoje, o Blog estará acompanhando o mandato do deputado Reguffe (PDT-DF), certamente, um político diferente.

IPVA terá aumento máximo de 7,15%


12/12/2008 - 20:24:1o

Os deputados distritais aprovaram nesta sexta-feira (12) o projeto de lei 992/2008, que estabelece a pauta de valores venais dos veículos automotores para lançamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no exercício de 2009. Após quatro anos de embates entre a Câmara Legislativa e o Poder Executivo sobre limites ao aumento do IPVA, o GDF aplicou este ano o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como limitador. O reajuste máximo será de 7,15%.

O reajuste anual do imposto foi estabelecido a partir de um levantamento dos valores de mercado de todos os modelos e anos de automóveis, realizado por funcionários da Secretaria de Fazenda. O projeto 992/08 também concede desconto de 5% sobre o valor do IPVA para os contribuintes que efetuarem o pagamento da cota única até o vencimento.

O deputado Reguffe (PDT) votou contrário ao projeto, pois sua emenda que aumentava para 20% o desconto para pagamento à vista foi rejeitada "Isso não é nada inédito, cidades como Maceió e Natal dão descontos de 30%. Temos que incentivar o pagamento em dia e reduzir a carga tributária", observou o parlamentar.

A bancada do PT também votou contrário ao PL por também não ter suas demandas atendidas. "Defendemos uma tabela atualizada com os valores posteriores à crise internacional, pois os veículos - principalmente os usados - foram depreciados. A tabela atual foi feita em setembro", afirmou Erika Kokay (PT).

Para a votação em segundo turno, o líder do governo, Leonardo Prudente (DEM), prometeu incluir por emenda uma nova tabela a ser encaminha por técnicos do GDF.


Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Lula, o veiculador de anseios populares

Desde o primeiro governo que tenho defendido o Presidente Lula das acusações preconceituosas de despreparo para administrar o Brasil.

Pois bem, não é necessário ser doutor honoris causa para ser Presidente, requisito que não está estampado na Constituição Federal... qualquer cidadão, seja ele médico, advogado, empresário, militar, sociólogo ou político (vagabundo) profissional pode exercer o cargo máximo da nação.
Além de ser metalúrgico, sindicalista, fundador e presidente de um dos maiores partidos de esquerda do mundo, o PT, Lula tem uma habilidade peculiar, mas não incomum. Ele consegue entender as carências da população brasileira, até porque, foi uma pessoa carente.

Junto a esse entendimento, que Lula magistralmente domina, o Presidente fala, discursa e diz o que pensa e o que quer que aconteça. Ao agir assim, o Presidente Lula está determinando a todos os seus auxiliares, Ministros, Presidentes de órgãos, servidores públicos que aquela mensagem deve ser seguida como uma orientação de política pública. Exemplo: Lula disse que não gostaria de ver nenhum brasileiro a passar fome, logo no início do mandato. O que ocorreu em seguida? A sociedade organizada junto com o governo criaram o programa FOME ZERO. Logo depois o programa não trouxe os resultados esperados. O que o Governo fez? Ampliou, organizou e efetivamente dá uma segurança alimentar a 11 milhões de famílias, através do Bolsa Família.
Enfim, do anseio do Presidente gerou-se vontade política em seus subordinados (Ministro Patrus Ananias à frente) para alcançarem aquela orientação presidencial, e efetivamente o programa funciona.

Posso citar outros exemplos de como a percepção do presidente junto com a comunicação desses anseios gerou resultados concretos: com a crise ambiental, Lula discursou para todo o mundo dizendo que temos um combustível não fóssil e que pode ser plantado em vários países. Resultado: o país inteiro deu atenção a esse ramo da economia e hoje milhões estão sendo investidos na produção de álcool, criando mais trabalho e renda.

Com a descoberta do Pré-sal, Lula discursa dizendo duas coisas: uma, o Brasil passará a ser exportador de petróleo, e duas, o resultado desse dinheiro deve ser investido na educação das crianças. Podem ficar certos de que isso ocorrerá. Por que? Porque é o Presidente que está orientando a Administração Pública (Ministra Dilma Rousssef à frente) a seguir essa política.

Quando Lula fala "nunca antes na história desse país" ele quer dizer que está rompendo com paradigmas passados, ou seja, lançando novas idéias, projetos, metas, realizações, propostas que diferem do status quo passado e assim dizer aos seus subordinados como deverão agir para que se promova a concretização daquelas mensagens.
Em resumo: Lula fala, fala, fala. E seus Ministros, secretários e todos os demais servidores públicos devem agir, executar, fazer acontecer... e assim, o Presidente continua a modificar estruturas seculares... a reger, de ouvido, uma orquestra formada por quase 200 milhões de brasileiros.

Márcio Lacerda de Araújo

Guarda compartilhada - Pais para sempre


O Direito de Convivência garante ao pai ou à mãe que não tem a guarda do filho a garantia legal de conviver com seu filho e participar do seu desenvolvimento social, educacional e psicológico.

Este Direito vai além do Direito de Convivência previsto no Código Civil. As Varas de Família não podem ser uma indústria de pais de final de semana. É Direito Natural da criança poder ter os seus pais acompanhando seu desenvolvimento.

A Guarda Compartilhada é um Direito Natural da criança, hoje temos a Lei José Lucas - Guarda Compartilhada aprovada em 20 de maio de 2008. Exija este Direito ! Você pode e deve ter Guarda Compartilhada ! Divórcio ou Separação Judicial deve ser apenas entre adultos e nunca entre pais e filhos.

A Guarda não pode ser um instrumento de vingança ou para acerto de contas entre ex. marido e ex. mulher!


Fonte: http://www.paisparasemprebrasil.org/

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Lula desonera classe média

Lula encontra empresários e deve anunciar corte de impostos
Minipacote discutido na quarta-feira no Ministério da Fazenda, tem como centro a reforma do Imposto de Renda

O presidente Lula está reunido na manhã desta quinta-feira, 11, com cerca de 30 empresários de diversos setores para discutir a situação econômica do País.
[...]
A previsão é de que ele apresente um minipacote de bondades que incluiria reduções em impostos importantes, como Imposto de Renda, IPI e IOF.
[...]
Entre as ações estudadas estava a criação de novas alíquotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), todas abaixo do teto atual, que é de 27,5%, para dar um alívio à classe média e liberar dinheiro para o consumo. A reforma da tabela do IRPF era, segundo se discutia ontem, a peça principal do minipacote.

Fonte: http://espacointeressenacional.blogspot.com/

Comentário do blogueiro: No post Crise? Que Crise? 3, afirmei que logo o governo Lula iria contemplar a classe média com diminuição do Imposto de Renda. De fato, a questão está na pauta.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ser Sãopaulino custa caro


Todo ano tenho que comprar camisas novas oficiais pra mim e para meu filho...

Mas, com certeza, vale a pena, e como vale

O Melhor do Mundo deveria fazer uma parceria com cartão de crédito ehehehe

HEXATRICAMPEÃO

Saudações tricolores

Crise? Que Crise? 7

PIB cresce 6,8% no terceiro trimestre; no ano, expansão é de 6,4%.

CIRILO JUNIOR

da Folha Online, no Rio

A economia brasileira teve expansão de 6,8% no terceiro trimestre de 2008, na comparação com igual período no ano passado. No acumulado do ano, o incremento do PIB (Produto Interno Bruto) chega a 6,4% em relação ao período de janeiro a setembro de 2007, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira.
Em relação ao segundo trimestre de 2008, o PIB cresceu 1,8%.Ao todo, a economia movimentou R$ 747,3 bilhões de abril a junho.
A taxa acumulada dos últimos 12 meses (encerrados em setembro) indica alta de 6,3% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
O IBGE revisou o PIB de 2007, que subiu de 5,4% para 5,7%. O PIB do primeiro trimestre de 2008 subiu de 5,9% para 6,1%, e o do segundo trimestre passou de 6,1% para 6,2%.
O investimento, medido pela chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), cresceu 19,7% no terceiro trimestre, se comparado a igual período no ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre, houve incremento de 6,7%. De janeiro a setembro, a taxa de investimento aumentou 17,3% em relação ao período de janeiro a setembro de 2007.
O setor industrial cresceu 7,1% em relação ao terceiro trimestre de 2007, e acumula 6,5% no ano. Na comparação com o segundo trimestre, a indústria teve expansão de 2,6%, e nos últimos 12 meses, tem alta de 5,8%.
O setor de serviços registrou incremento de 5,9% frente ao terceiro trimestre de 2007 e de 5,5% de janeiro a setembro. Em relação ao segundo trimestre, o segmento aumentou 1,4%, e nos últimos 12 meses, tem alta de 5,7%.
O setor agropecuário cresceu 6,4%, na comparação com o período de julho a setembro do ano passado. No ano, essa expansão chega a 6,7%. Em relação ao segundo trimestre de 2008, a agropecuária teve alta de 1,5%, e nos últimos 12 meses, acumula incremento de 7,2%.
A taxa de investimento no terceiro trimestre representou 20,4% do PIB. Foi o maior nível para um terceiro trimestre desde o início da série, em 2000.
O PIB, que mostra o comportamento de uma economia, é a soma das riquezas produzidas por um país --é formado pela indústria, agropecuária e serviços. O PIB também pode ser analisado a partir do consumo, ou seja, pelo ponto de vista de quem se apropriou do que foi produzido. Neste caso, é dividido pelo consumo das famílias, pelo consumo do governo, pelos investimentos feitos pelo governo e empresas privadas e pelas exportações.

Crise? Que Crise? 6

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Lula: TV tem muito lixo e filme vagabundo

"Eu confesso a vocês que, quando a gente perde o sono e liga a televisão na TV por assinatura, a gente vê tanto mequetrefe, tanto filme vagabundo! Acho que é uma daquelas coisas feitas em Hollywood que o cara jogou no lixo, alguém passou, pegou, vendeu, e nós assistimos aqui.", afirmou o presidente Lula ao apoiar o projeto, conforme divulgou a Folha de S.Paulo.

O presidente Lula apoiou o PL-29 ao participar essa semana, no Rio, do lançamento do Fundo Setorial do Audivisual (FSA), iniciativa do Ministério da Cultura com investimento de R$ 74 milhões voltados a produção e distribuição de obras nacionais para o cinema e televisão.

Eu considero fundamental que a cultura nacional ganhe mais espaço nos meios de comunicação e assino embaixo a crítica feita pelo presidente, inclusive sempre que é o caso, apóio o PL-29 aqui no blog.

Daí a importância de se aprovar o projeto para garantir mais espaço ao conteúdo nacional, aumentar a concorrência com a participação das teles e, conseqüentemente, melhorar a qualidade do serviço. A aprovação será uma boa notícia ao telespectador.

Do Blog do Zé Dirceu

Crise? Que Crise? 5

Crise global pode elevar Brasil a 8ª economia do mundo
Reais
PIB brasileiro poderia ultrapassar os da Espanha e do Canadá
A crise econômica global pode elevar a economia brasileira da décima para a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo, segundo um estudo divulgado nesta semana pela consultoria britânica CEBR (Centro para Pesquisas Econômicas e de Negócios).

De acordo com o estudo, que faz previsões sobre o comportamento das principais economias do mundo neste e no próximo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil ultrapassaria os PIBs de Espanha e Canadá, dois países fortemente atingidos pela crise.

O CEBR prevê uma queda ligeira do PIB brasileiro entre 2008 e 2009 em dólares (de US$ 1,7 trilhão para US$ 1,6 trilhão), mas ainda assim bem menor do que a maioria das principais economias globais.

Nas últimas semanas, dados sobre a economia brasileira fizeram com que analistas revisassem para baixo suas projeções de crescimento para o Brasil, especialmente para o último trimestre de 2008 e o primeiro de 2009.

Mesmo assim, segundo economistas, o Brasil deverá crescer acima da média mundial e está menos exposto à crise do que em ocasiões anteriores.

O estudo britânico prevê ainda uma queda acentuada da Grã-Bretanha no ranking das maiores economias globais, da quinta para a sétima posição, e do Canadá, que passaria da nona para a 13ª posição.

Além do Brasil, a Índia também ganharia duas posições no ranking entre 2007 e 2009, tornando-se a décima maior economia mundial em termos absolutos.

Ajuste

Maiores economias do mundo em 2009 (valores em US$ trilhões)
1. Estados Unidos - 14,57
2. Japão - 4,80
3.China - 4,78
4. Alemanha - 3,40
5. França - 2,71
6. Itália - 2,17
7. Grã-Bretanha - 2,04
8. Brasil - 1,59
9. Espanha - 1,53
10. Índia - 1,35
Fonte: CEBR

O estudo do CEBR não leva em consideração a chamada "paridade do poder de compra", que ajusta os valores absolutos do PIB de acordo com o custo de vida em cada país.

No ranking das maiores economias do mundo feito pelo Banco Mundial, levando em consideração a "paridade do poder de compra", o Brasil já seria hoje a nona economia do mundo, pouco atrás da Grã-Bretanha.

Se esse ajuste for levado em consideração, a economia brasileira poderá ultrapassar a da Grã-Bretanha até 2009, segundo a análise do CEBR.

Mais prejudicadas

O CEBR prevê que as economias da Grã-Bretanha e da Itália devem ser as mais prejudicadas pela atual crise econômica. Segundo o estudo, os PIBs de ambos países devem levar 18 trimestres para retornar ao nível registrado no pico.

A Espanha teria 16 trimestres com o nível econômico abaixo do pico, a Alemanha passaria 14 trimestres nessa situação e o Canadá, 12. No caso dos Estados Unidos, a retomada econômica seria mais rápida, com nove trimestres nos quais o PIB ficaria abaixo do seu maior nível já registrado.

O Brasil, por sua vez, seria um dos menos atingidos, passando dois trimestres com seu PIB em dólares abaixo do nível registrado no pico, segundo o estudo.

Das dez maiores economias atualmente, apenas a China escaparia de uma queda no PIB.

Fonte: BBC Brasil

Crise? Que Crise? 4

Preços no atacado caem e inflação pelo IGP-DI tem forte recuo

REUTERS

SÃO PAULO - A inflação pelo Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) desacelerou fortemente em novembro, refletindo uma queda de custos no atacado.

O índice subiu 0,07 por cento no mês passado, seguindo o avanço de 1,09 por cento em outubro, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Entre os componentes do IGP-DI, o Índice de Preços por Atacado (IPA) teve baixa de 0,17 por cento em novembro, depois de ter registrado elevação de 1,36 por cento no mês anterior.

O IPA agrícola teve baixa de 0,64 por cento, ante recuo anterior de 0,02 por cento. O IPA industrial ficou estável, após ter subido 1,86 por cento em outubro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou 0,56 por cento, seguindo a alta de 0,47 por cento em outubro.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) elevou-se em 0,50 por cento, ante aumento anterior de 0,77 por cento.

No ano, o IGP-DI acumula alta de 9,58 por cento e nos últimos 12 meses, de 11,20 por cento.

(Por Vanessa Stelzer)

domingo, 7 de dezembro de 2008

POR QUE DILMA?

Em 12 de maio de 2008, o presidente Lula disse: "Conquistamos algo que não se mede em números, mas é decisivo para retomarmos o caminho do desenvolvimento: o País voltou a acreditar em si mesmo”. Antes de 2002, as forças conservadoras diziam através da atriz Regina Duarte: “Eu tenho medo do Lula”. Eles tinha medo de perder o poder para um ex-operário, que anos seguintes faria se tornaria no melhor presidente do Brasil. Lula foi iluminado ao dizer: ““Sabemos que temos muito a fazer, mas sabemos também que estamos no rumo certo. Aprendemos que uma boa combinação de políticas econômicas e sociais forma a base da superação de nossa pobreza secular e de nossa desigualdade entre classes sociais e regiões. Temos a certeza de que podemos avançar mais na construção de um Brasil ainda mais justo, e também na construção de um mundo melhor.”

Não podemos retrocer, as conquistas do Governo Lula pertence a Sociedade Brasileira. Em 2007, mais de 1 (um) milhão de famílias adquiriu a casa própria, foram vendidos 2,5 milhões de carros, 100 milhões de celulares, 10 milhões de computadores e 32 milhões de pessoas passaram a ter acesso à internet. O brasileiro passou a ter casa, carro, celular e computador porque conseguiu a satisfação de necessidades básicas, como alimentação adequada, acesso à saúde e à educação. Mais de 9,7 milhões de brasileiros deixassem a pobreza absoluta. O Programa Bolsa Família investiu R$ 9,2 bilhões em 2007 e mudou a vida de 46 milhões de brasileiros. O Produto interno Bruto (PiB) cresceu 5,4% e que as famílias gastaram mais 6,5% em 2007. O mercado interno movimentou a cifra de R$ 1,56 trilhão.

As ações do Governo Lula beneficiam todas as camadas da sociedade: redução da desigualdade, aumento da renda, qualidade de vida, avanços na educação (236 mil jovens no ProJovem (fev/08), 385 mil alunos no Prouni (abr/08) e 229 mil vagas/ano no Reuni (abr/08), mais 10 novas universidades federais, 214 novas escolas técnicas. A Educação vai receber mais de R$ 15 bilhões até 2011 para combater o analfabetismo, promover a melhoria do sistema e universalizar o ensino público brasileiro. Avanços nos Programas sociais: 11,1 milhões de famílias no Bolsa Família (mai/08), 7,9 milhões de pessoas no Luz Para Todos (abr/08), R$ 8,4 bi contratados no Pronaf, R$ 403 mi no Programa de Aquisição de Alimentos, Conta Caixa Fácil da CEF e o Banco Popular do Brasil. Emprego: 11 milhões de ocupações criadas, 8,9 milhões formais (jan/03-abr/08). Aumento do Consumo das famílias brasileiras, Investimentos recordes. Balança comercial positiva.

Nos últimos dois anos, 23,5 milhões de brasileiros passaram a integrar a classe média. Índice mostra nova queda da desigualdade na distribuição de renda. O Brasil tornou-se um País menos desigual. O crescimento econômico, aliado às políticas sociais do governo Lula. Outro indicador positivo foi a redução da miséria. Cerca de 9,7 milhões de pessoas deixaram o estado de pobreza absoluta, entre 2003 e 2006.

Nunca um presidente fez tanto pelo seu povo. Nós que fazemos o BLOG DA DILMA, queremos convocar a Sociedade Brasileira a lutar para continuidade de todas essas conquistas e não deixar que o PSDB venha destruir o sonho de um Brasil, numa provável eleição de um candidato tucano em 2010. O Capitalismo Neoliberal está em crise, às privatizações não deram certo em lugar nenhum, as mentiras do sociólogo Fernando Henrique Cardoso ninguém aceita mais e nem a interferência da Mídia Conservadora e Burguesa na escolha do próximo presidente da República.

Por que Dilma? A Ministra Dilma Rousseff é competente, séria, idônea, mulher talentosa, experiente, organizada, pulso firme, sensível, mãe... A candidata do presidente Lula e do povo brasileiro. Dilma será a renovação da esperança de um Brasil de Todos. Dilma será a primeira mulher a se tornar presidente do Brasil, um orgulho para todas as mulheres e também para todo brasileiro.

Convido você a divulgar o BLOG DA DILMA (http://dilma13.blogspot.com/). Coloque nos seus favoritos, nos links dos blogues, faça cartazes, distribua adesivos, envie e-mail para seus familiares, parentes e amigos. Participe! Não fique parado. É hora de reagir contra as Forças do Atraso.

Atenciosamente,
Daniel (Pearl) Bezerra de Oliveira
Editor geral do BLOG DA DILMA - http://dilma13.blogspot.com/
e do blog jornalístico DESABAFO BRASIL: http://desabafopais.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008



SIFU

Postado por Jussara Seixas no DESABAFO BRASIL

Quantas vezes todo mundo, eu disse todo mundo, já falou e ouviu essa expressão? Centenas de milhares de vezes. Mas o Partido da Imprensa Golpista, empregador de jornalistas educados, que não se vendem, não manipulam informações, não inventam, mentem, está indignado. O desejo PIG e do resto da oposição é que o Presidente Lula diga para o Brasil, para todos os brasileiros, em rede de TV no horário nobre, que estamos todos fodidos. Que a crise promovida pela ganância e irresponsabilidade dos banqueiros e do governo dos EUA fodeu o Brasil. O desejo da imprensa, das oposições, é que o Brasil se foda, pois essa seria a única maneira de dizer que a economia do governo Lula foi um fracasso, e que por isso o Brasil sifu. E que eles, oposição, que quebraram o Brasil três vezes, têm a solução para a crise, e por isso têm que voltar ao poder. Quem é imoral, sem ética: o Presidente Lula, que fez este país muito melhor para todos, que construiu uma economia sólida, capaz de passar por essa crise mundial só com alguns arranhões, ou o PIG e seus jornalistas abestalhados, que torcem pelo pior, desejam o pior, inventam crises diárias desde 2003? O Presidente Lula é um estadista, o mundo todo reconhece isso. O Presidente Lula fala a linguagem do povo, que o povo entende. E o povo ficou sabido. Mesmo em meio ao cenário econômico sinistro desenhado pela mídia, o Presidente Lula está com a popularidade e aprovação do seu governo nas alturas. O Datafolha divulgou hoje a pesquisa: "A avaliação positiva do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a bater novo recorde e agora 70% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom. Nenhum presidente no Brasil, desde a redemocratização, atingiu esse patamar. O recorde anterior já pertencia ao próprio Lula: 64% o avaliavam positivamente em setembro. Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 25 e 28 de novembro mostra que o Presidente conta com a avaliação positiva da maioria da população em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do país." Os jornalões do PIG e a oposição abestalhada sifu...

Jussara Seixas.


TODOS ELES "SIFU"

- por Eduardo Guimarães (http://edu.guim.blog.uol.com.br/)

Desde o dia 15 de janeiro, os brasileiros fomos submetidos a um bombardeio incessante e crescente de más notícias nos jornais, nas revistas, nas tevês, nas rádios, na internet e, em certa medida, até em nosso cotidiano. Não é por outra razão que pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo jornal Folha de São Paulo revelou que 72% da população está ciente da crise econômica internacional.

[...]

E não é só isso: o país também enxerga como a mídia tem que brigar com os fatos para tentar provar que estamos sofrendo e que sofreremos mais do que se pensa. O país que aprova Lula também demonstra estar politicamente maduro. Vê-se que as pessoas entendem perfeitamente o contexto em que o Brasil está no cenário internacional e sua posição de liderança hoje no mundo. Todos enxergam mais claramente agora como é ruidoso esse grupo político que se assanhou só porque elegeu um reacionário de direita em São Paulo neste ano, na cidade e no Estado mais reacionários do país. No conjunto da sociedade, porém, essa gente representa pouco. Só fala tão alto porque é dona de meios de comunicação. Contudo, a maioria esmagadora do país acaba de dar um recado ao Partido da Imprensa Golpista (PIG), de que não acredita no que ele diz e de que acredita no que diz Lula. Enfim, para resumir tudo, usarei agora um dos termos usados ontem por Lula num discurso. São termos que escandalizaram a moça da foto acima e todo o resto da imprensa golpista, sem falar na oposição tucano-pefelenta: todos essa gente "sifu", ou seja, todos eles se deram muito, mas muito mal. O termo "sifu" descreve à perfeição o que aconteceu com esses golpistas canalhas.

Crise? Que Crise? 3

Ontem, estava a debater com uns amigos, um tema sempre recorrente: a crise.

Um era construtor e o outro um homem de "mercado", enquanto o escriba representava a classe média tradicional.

Confesso que respeitei e concordei com a análise feita pelo empresário do ramo da construção civil. Para ele, essa crise é uma crise para as classes A e B, ou seja, as mais altas, as que lêem jornais e dão atenção aos analistas econômicos (?) dos canais de TV.

Essa crise é para aqueles que tem cartão de crédito Platinum... compram carros caros e apartamentos luxuosos como também viajam para o exterior uma vez por ano no mínimo. Para esses, o crédito de certa fora escasseou.

Mas a crise não chegou à Nova classe média, formada pelas faixas C e D. Com certeza, estes antes excluídos continuarão a comprar casas e carros populares, eletrodomésticos, alimentação e serviços, desde que tenham emprego e acesso ao crédito... e para isso o Governo Lula tem uma atitude pró-ativa a promover ajustes pontuais para que a população continue a consumir.

O homem de mercado, este sim, estava "vendido", numa posição que agora resta esperar ou especular.

Para o escriba representante da Velha classe média, este acredita que as medidas tomadas pelo governo Lula, antes da crise e, principalmente, depois da crise, indicam que o ano de 2009 será virtuoso para essa classe também... medidas de acesso ao crédito imobiliário, projeto de diminuição do IRPF, assim como outros que certamente advirão, fechará o círculo fazendo com que todas as classes do país sejam agraciadas com medidas anticrise.

O cenário de fim do mundo só existe nos jornais nacionais e seus pares, que tentam transformar essa marola num tsunami contra o Lula.

Esperemos. O governo Lula vai sair mais forte dessa crise americana e européia, ao invés do FHC que quebrou o país 3 vezes com crises de poucos bilhões de dólares.

Vamos celebrar o fim do ano tendo a certeza que hoje vivemos num dos países MAIS RICOS DO MUNDO. Só falta ser mais justo, mas isso também é uma questão de tempo.

Márcio Lacerda de Araújo